14ª Conferência Estadual de Assistência Social celebra 20 anos do SUAS

30/09/2025   14h52

Edição deste ano terá formato descentralizado e vai definir propostas estaduais que serão encaminhadas para evento nacional

Com o objetivo de avaliar avanços, identificar desafios e propor diretrizes para o próximo Plano Decenal (2027-2037), o Conselho Estadual de Assistência Social (CONSEAS-SP) realizará, entre 2 e 30 de outubro, a 14ª Conferência Estadual de Assistência Social. Neste ano, o tema principal é “20 anos do SUAS: construções, proteção social e resistência”. O SUAS é Sistema Único de Assistência Social.

Para garantir maior descentralização, acesso e participação dos municípios mais distantes da capital paulista, serão realizadas sete Conferências Estaduais Regionalizadas, em diferentes municípios do estado. Os eventos vão manter a estrutura clássica das conferências anteriores, que contam com: palestra magna, grupos de trabalho, aprovação e deliberações e eleição de delegados para a Conferência Nacional.

“A Conferência Estadual de Assistência Social é um espaço democrático essencial para discutir, avaliar e propor caminhos para o fortalecimento das políticas públicas do setor”, explica a vice-presidente do CONSEAS, Rita Dalmaso. “O tema deste ano nos convida a ouvir a sociedade, qualificar o diálogo entre governo e usuários e garantir que a Política de Assistência Social continue sólida e protetiva para aqueles que mais necessitam”, conclui a vice-presidente.

A 14º Conferência trabalhará cinco eixos estratégicos durante os encontros, estabelecidos pelo Conselho Nacional da Assistência Social (CNAS), sendo:

  • Universalização do SUAS: acesso integral, equidade e respeito às diversidades;
  • Aperfeiçoamento contínuo: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
  • Integração entre benefícios e serviços: articulação entre CRAS, CREAS, Cadastro Único e programa de renda;
  • Gestão democrática e transparência e sustentabilidade financeira: regularidade do cofinanciamento, impactos do arcabouço fiscal e da reforma tributária.

A Conferência Estadual Final acontecerá na capital paulista, nos dias 29 e 30 de outubro, contando com 252 delegados nacionais eleitos que vão definir dez propostas para o Estado e cinco para a União, a serem encaminhadas para a Conferência Nacional de Assistência Social que será realizada em Brasília, de 6 a 9 de dezembro este ano.

Confira o calendário da 14º Conferência Estadual de Assistência Social:

 

CRONOGRAMA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL REGIONALIZADA

Macro III

Faculdade Estácio – Campus Ribeirânia R. Abrahao Issa Halack, 980 – Ribeirão Preto

02 e 03 de outubro

Conferência Regionalizada: Araraquara, Barretos, Franca, Ribeirão Preto

Macro IV

UNOESTE Jaú

Avenida Antônio de Almeida Pacheco, 2945 – Zona Industrial – Jaú

06 e 07 de outubro

Conferência Regionalizada: Avaré, Bauru, Botucatu, Itapeva, Marília

Macro II

UNIP Araçatuba

  1. Baguaçu, 1939 – Jardim Alvorada – Araçatuba

09 e 10 de outubro

Conferência Regionalizada: Alta Noroeste, Alta Paulista, Alta Sorocabana, Fernandópolis, SJ do Rio Preto

Macro I

Unimax Indaiatuba

Av. Nove de Dezembro, 460 – Jardim Pedroso, Indaiatuba

13 e 14 de outubro

Conferência Regionalizada: Campinas, Mogiana, Piracicaba, Sorocaba

Macro V

Uni FUNVIC – Centro Universitário de Pindamonhangaba

Estrada Radialista Percy Lacerda, Estr. Mun. do Pinhão do Borba, Bairro – n° 1000, Pindamonhangaba – SP

16 e 17 de outubro

Conferência Regionalizada: Baixada Santista, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira

Macro VI

UNINOVE Campus Memorial – São Paulo

Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 – Barra Funda

22 e 23 de outubro

Conferência Regionalizada: Gde SP ABC, Gde SP Leste, Gde SP Norte, Gde SP Oeste, São Paulo

Estadual Final

UNINOVE – Campus Memorial – São Paulo

Av. Dr. Adolpho Pinto, 109 – Barra Funda

29 e 30 de outubro

Conferência Estadual Final: Delegados eleitos nas regionais

Contribuintes podem baixar carnês dos tributos municipais diretamente na página da Prefeitura de Adamantina

27/01/2026   13h55 Vencimento da primeira parcela do FUN-FIS e ISS-Fixo será dia 20 de fevereiro Continua disponível em www.adamantina.sp.gov.br a opção para que os contribuintes, tanto pessoas

Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promove planejamento pedagógico antes da volta às aulas

27/01/2026   13h32 Durante a última semana, a Secretaria Municipal de Educação de Adamantina promoveu uma capacitação para 300 educadores antes da volta às aulas. Conforme

Vacina contra dengue continua disponível em todas as unidades básicas de saúde de Adamantina

27/01/2026   13h23 A vacina contra dengue destinada ao público que tem entre 10 e 14 anos de idade continua disponível em todas as unidades básicas

00:00