25 AGOSTO DIA DO SOLDADO
25/08/2020 09h53
Em homenagem ao dia do Soldado o Chefe da Instrução do TG 02-080 – Adamantina, o 1º Sargento Manoel Ladeia da Costa, relata que o Dia do Soldado é uma data comemorativa brasileira cujo dia é 25 de agosto. A data homenageia o dia do nascimento de LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA, o Duque de Caxias, no dia 25 de agosto de 1803, patrono do Exército Brasileiro tornou-se conhecido como “O PACIFICADOR” após sufocar muitas rebeliões contra o Império, Caxias também exerceu vários cargos políticos. Foram eles: Presidente de Província, Senador, Membro do Supremo Tribunal Militar de Justiça, Ministro da Guerra. Recebeu os títulos nobiliárquicos de Barão, Conde, Marques e Duque, sendo que o último tem uma conotação especial por ter sido o único brasileiro nato a recebê-lo.
Costumamos reverenciar nossos militares que dedicaram suas vidas em prol da nação, porque eles servem como exemplos para nossos atiradores do presente e para a sociedade como um todo; e nessa oportunidade não poderíamos deixar de lembrar e render nossa justa homenagem a nosso soldado mais ilustre: Herói da Segunda Guerra Mundial CABO MARCÍLIO LUIZ PINTO foi Pracinha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) em meio à 2ª Guerra Mundial. Foi condecorado com as mais altas honrarias nacionais e internacionais. Foi também o único praça brasileiro a receber a medalha “Silver Star” (Estrela de prata) concedida pelo Comando Norte-Americano, por ação distinta em combate.
Nas falas de Mr. Mark W. Clark, Ten. General – Comandante do Exército dos Estados Unidos:
“Marcilio Luiz Pinto, Cabo, Força Expedicionária Brasileira. — Por bravura em ação, em oito de novembro de 1944, na Itália. Quando membro de uma patrulha em missão de reconhecimento nas vizinhanças do Monte Torre de Nerorte, ITÁLIA, o CABO PINTO participou de um ataque surpresa a uma posição inimiga. Sem preocupar-se com sua segurança pessoal, avançou sobre um ponto forte inimigo. Demonstrando sangue frio sob o fogo, o CABO PINTO fez recuar uma patrulha que tentou libertar os prisioneiros e durante a ação matou vários inimigos. Com outros membros da patrulha trouxe os prisioneiros e o equipamento capturado para as linhas amigas. O CABO PINTO, pela sua ação de bravura reflete a confiança em si próprio e está de acordo com as altas tradições dos Exércitos Aliados”.
Nesse sentido, e também por residir na cidade de Adamantina, a edilidade local acabou lhe prestando uma justa e perfeita homenagem póstuma, por meio da Lei Municipal de nº 3.208 de 07 de novembro de 2006, o prédio do Tiro de Guerra 02-080 – Adamantina passou a denominar-se “CABO MARCÍLIO LUIZ PINTO”.
Fontes:
LIMA, Cândido. J.de. Jubileu de ouro de Adamantina. Adamantina, 1999.
MARCILIO LUIS PINTO. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcílio_Luiz_Pinto> Acesso em: 28/03/2018.
Manoel Ladeia da Costa – 1º Sgt
Chefe da Instrução do TG 02-080
Adamantina – SP