TG 02-080 realiza a Solenidade Militar de Matrícula dos Atiradores 2019
24/03/2019 19h38
Em solenidade militar, que contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e convidados, o TG 02-080 de Adamantina realizou a matrícula dos Atiradores do ano de 2019.
Iniciando a cerimônia, o Tenente Luis Valério Martins Marques,Comandante da 13ª Delegacia do Serviço Militar leu a mensagem aos novos recrutas de 2019, assinada pelo General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército.
Mensagem:
Caros recrutas e prezados familiares,
A data de hoje marca de forma importante as suas vidas!
Dirijo-me, em especial, aos jovens recrutas. Estejam certos de que terão um ano repleto de atividades inéditas em suas vidas, onde aprenderão habilidades e desenvolverão capacidades que serão pilares seguros para uma liderança sadia no seu retorno à sociedade.
Neste curto período, dediquem-se a absorver todos os ensinamentos dos militares mais antigos e mais experientes na busca de novas oportunidades, bem como aproveitem este ciclo especial para o seu crescimento e fortalecimento individual.
Busquem sempre, em suas famílias, um abrigo seguro. Dos seus pares, conquistem a amizade, a lealdade e o companheirismo. Dos seus superiores, escutem os conselhos e mirem nos exemplos a serem seguidos.
Tenham sempre em mente que, a partir de agora, vocês farão parte do Exército Brasileiro, a Instituição que tem uma das maiores credibilidades entre todas as outras deste País. Orgulhem-se disso!
Muitos outros jovens, como vocês, de norte a sul do Brasil, estarão passando por este mesmo processo. Na maioria dos casos, foram voluntários para cumprir o compromisso de bem servir à Pátria.
Ao vestirem a farda de soldado do Exército Brasileiro, lembrem-se de que, onde quer que vocês estejam, serão sempre observados por seu comportamento, que foi desenvolvido ao longo de suas vidas e que aqui será lapidado e aperfeiçoado, por meio de um convívio intenso com ensinamentos e com experiências profissionais e pessoais. Busquem assimilar e desenvolver os mais elevados valores éticos e morais.
Não temam pelo desconhecido que está por vir! Antes de tudo, tenham coragem, força e fé para encarar os futuros desafios.
Sejam bravos, dedicados e compromissados em sua passagem pelo Exército de Caxias e façam parte do processo de transformação do nosso Brasil em uma Nação próspera e desenvolvida.
Estimados pais e familiares, os senhores e as senhoras verão seus filhos darem os primeiros passos rumo a um amadurecimento pessoal cheio de desafios, mas com um futuro promissor.
Nesta caminhada, o seu papel será importante após o ingresso de seus filhos, novos recrutas, pelos portões da Guarda ao Quartel. Uma vez mais eles necessitarão de todo o seu apoio, pois o amparo familiar servirá de base para que cumpram o dever cívico de prestar o Serviço Militar. Assim o Exército Brasileiro será renovado pela juventude de seus recrutas que atendem ao chamado constitucional.
Novos recrutas, em todos os mais longínquos recantos do nosso Brasil, sejam o Braço Forte e a Mão Amiga do Exército Brasileiro. Que Deus os abençoe na nobre missão de servir à Pátria!
Brasil Acima de Tudo!
Brasília, DF, 1º de março de 2019
General de Exército EDSON LEAL PUJOL
Comandante do Exército
Após a leitura da mensagem do Comandante do Exército, todos os presentes foram convidados a cantar o Hino Nacional Brasileiro, em seguida, os padrinhos e madrinhas foram convidados para colocar em seus afilhados o símbolo do “TG”
Na sequência o Sargento Marcelo Eduardo Brufatto fez uso da palavra, citando nominalmente as autoridades presentes, agradecendo aos demais presentes, o sargento dirigiu-se aos recrutas, em sua fala ressaltou a importância do bom aproveitamento dos ensinamentos que lhes serão ministrados, tanto para sua formação profissional, quanto aos valores adquiridos para melhor servir à sociedade.
Já aos pais, ele solicitou o apoio aos recrutas, nas diversas fases de seu ensinamento, lembrando que eles [ os pais ], também servem ao “TG”.
“Hoje é só o começo, temos muito para fazer juntos e quando recebemos uma missão, não olhamos para ela, se é grande ou se é pequena, aqui cumprimos essa missão”.
Encerrando sua fala o Sargento Brufatto apresentou aos pais o lema do TG, onde os atiradores gritaram “Missão dada – Missão cumprida”.
Após o pronunciamento das demais autoridades e, da exibição de um vídeo institucional, foi encerrada a solenidade.
Erivaldo Lopes
Jornalista