Quase metade dos inscritos no IX Congresso de Pesquisa Científica da UniFAI provém de instituições públicas

27/10/2019 17h56

Os três congressos registraram um total de 1.185 trabalhos inscritos de 119 instituições de oito estados do país

 Por Priscila Caldeira

 A 9ª edição do Congresso de Pesquisa Científica (IX CPC) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), voltado a graduados, professores e pesquisadores, registrou 212 autores de 84 trabalhos inscritos.

 Aproximadamente metade das pesquisas expostas pertence a autores que atuam em instituições públicas. É o caso de Aline Valente Nunes Borro, professora da ETEC Prof. Eudécio Luiz Vicente, de Adamantina, que apresentou um recorte da pesquisa de mestrado defendido na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Câmpus de Marília.

 A pesquisa de Aline discorreu sobre “O ensino técnico de nível médio no Brasil”: “Partiu do meu trabalho em sala de aula. Sou professora de português e inglês. Já lecionei no ensino médio propedêutico e no ensino integrado e percebemos o preconceito com relação ao ensino técnico de nível médio”.

 Ela aponta a importância do trabalho para o debate a respeito da Lei nº 13.415/2017 que estabeleceu uma mudança estrutural do ensino médio.

 “Estamos com uma nova lei com relação ao novo ensino médio e temos percebido que temos ciclos de valorização e menosprezo do ensino técnico. Essa educação fragmentada da formação geral já ocorreu antigamente e ocorre hoje, mais enfaticamente com essa nova proposta. Muitos alunos não vão conseguir galgar o ensino superior devido a dificuldades que terão, pela falta de componentes curriculares. Eles vão poder escolher itinerários formativos ou um curso técnico. Os filhos da classe trabalhadora que não têm condição de pagar um cursinho terão que se conformar em não realizar o ensino superior, muito menos público”, afirma.

 Edição comemorativa em 2020

 De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. José Aparecido dos Santos, haverá programação especial em 2020 devido aos 10 anos de existência do CPC.

 “Ano que vem junto à 10ª edição comemorativa do CPC, faremos o 1º Congresso Internacional sobre Mudança Climática da Alta Paulista, referente ao Euroclima+”, ressaltou.

 Neste ano os Congressos registraram um total de 1.185 trabalhos inscritos de 119 instituições de oito estados do país, sendo 575 no CIC Universitário, 526 no CIC Júnior e 84 no CPC.

 Haverá premiações aos melhores trabalhos no auditório Miguel Reale, Câmpus II da UniFAI.

 fotoAline Valente Nunes Borro, professora da Etec Prof. Eudécio Luiz Vicente, apresentou um recorte da pesquisa de mestrado

 fotoWesllen Rennan


Diretora da Divisão de Comunicação: Jesana Lima
Assessoria de Imprensa / Jornalismo
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb.: 51.540/SP

Egresso de Fisioterapia da FAI defende mestrado na FAMEMA

18/08/2025   10h46 Matheus Luís Leite Coca concluiu Mestrado Profissional em Ensino em Saúde  Por Priscila Caldeira Colaborou: Leandra Navarro Benatti O egresso do curso de

Ex-aluno do curso de Direito da FAI lança o livro “Regularização Fundiária Urbana: da teoria à prática”

18/08/2025   10h40 Lucas participou do painel “O Supremo Tribunal Federal: Jurisdição Constitucional e Avanços em Temas de Direitos Humanos”, no último dia do Congresso Conexão

Ipem-SP orienta sobre os cuidados na hora do abastecimento de veículos

18/08/2025   13h08 Ipem-SP dá algumas recomendações para o momento de abastecer veículos A denúncia pode ser feita para a Ouvidoria do Ipem-SP, pelo telefone 0800

Deficiência de vitamina D aumenta em mais de 20% risco para lentidão da caminhada na velhice

18/08/2025   13h04 Estudo da UFSCar e do University College London com 2.815 pessoas idosas detectou indicador de perda de mobilidade Velocidade inferior a 0,8 metro

Anatel justifica fim da obrigatoriedade do uso do 0303

18/08/2025   13h02 Prefixo é usado para identificar chamadas de telemarketing Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil Publicado em 18/08/2025 – 09:50 Brasília Dias após revogar

00:00