SP registra 112 casos confirmados para coronavírus

15/03/2020 23h03

Estado também contabiliza 1.137 suspeitos e 549 descartados, sem óbitos; medidas amplas de prevenção definidas pelo Governo do Estado incluem adiamento de eventos de massa, interrupção de aulas e suspensão de férias de profissionais de saúde

A Secretaria de Estado da Saúde registra neste domingo (15) 112 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19) em SP. Destes, 108 residem na Capital, 1 em Santana do Parnaíba, 1 em Ferraz de Vasconcelos, 1 em Carapicuíba e 1 em São Bernardo do Campo. O Estado também registra 1.137 casos suspeitos e 549 descartados. Até o momento, não há óbitos que se enquadram no critério técnico da doença.

Na última semana, o Governo do Estado definiu medidas para intensificar o enfrentamento a doença. Em acordo com o Ministério da Saúde, ficou definido que haverá interrupção gradual das aulas na rede estadual de ensino a partir de segunda (16), até dia 23, o adiamento de eventos públicos ou privados que reúnam 500 ou mais pessoas e a suspensão por 60 dias das férias de funcionários da rede estadual da Saúde. A recomendação estudantil é estendida também às escolas particulares de SP.

“A melhor medida para combater o novo coronavírus hoje, é a prevenção individual e coletiva. Cada pessoa deve cuidar de si, prezando por sua higiene e seguindo a “etiqueta respiratória”, e também das pessoas ao redor, mantendo ambientes limpos, evitando aglomerações, e permanecendo em casa se apresentar sintomas. As medidas coletivas que definimos ontem visam minimizar a circulação do vírus, reduzindo o número de pessoas doentes e, consequentemente, evitando mortes”, afirma o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Os eventos promovidos pelo Estado que poderiam reunir aglomerações com mais de 500 pessoas estão suspensos por tempo indeterminado. A mesma restrição deve ser seguida em eventos particulares de qualquer natureza – cultural, esportiva, religiosa etc.

A partir desta semana, as escolas permanecerão abertas para receber as famílias dos alunos e oferecer orientações. Uma delas é evitar que crianças e jovens permaneçam em casa sob a tutela dos avós ou parentes com mais de 55 anos, considerando que os idosos são mais vulneráveis aos sintomas respiratórios graves provocados por COVID-19.

As definições são baseadas no cenário de transmissão do vírus em São Paulo, com contaminação entre pessoas que residem no estado e não viajaram para com circulação há mais tempo. As decisões ocorreram em reunião entre o Governador João Doria, o Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, o Secretário de Estado de Saúde José Henrique Germann Ferreira e o Coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, o infectologista David Uip.

Rede de enfrentamento

Também na última semana, o Governo do Estado também anunciou a abertura de mil leitos para assistência aos pacientes com COVID-19, a compra de kits com capacidade para até 20 mil testes do covid-19; aquisição de 200 aparelhos respiradores; e aquisição de insumos para profissionais de saúde dos hospitais estaduais, como máscaras, luvas, higienizadores e aventais.

Dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

 

Combate às fake news

O Governo do Estado possui um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus. Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Capacitação oferece aos docentes da FAI um espaço de conhecimento e trocas sobre acessibilidade e inclusão

14/05/2025 16h06 Atividade, realizada por iniciativa do SAPP, com apoio da Coordenação Pedagógica e da PROENS, visa habilitar professores da FAI a atenderem alunos com

Ação de vacinação antirrábica será realizada neste sábado (17) em Adamantina

14/05/2025 15h59 Iniciativa acontecerá das 9h às 15h no Centro Comunitário do Jardim Bela Vista das 9h às 15h   Sábado (17), das 9h às

Adamantina realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

14/05/2025 15h56 Encontro acontecerá no dia 30 de maio a partir das 8h no auditório Miguel Reale – Campus II da FAI O Conselho Municipal

00:00