Estado recomenda suspensão de celebrações com público em espaços religiosos da Grande SP

19/03/2020 16h18

Medida entra em vigor no dia 23 e valerá por 2 meses; igrejas e templos poderão continuar abertos para orações individuais ou eventos sem plateia

O Governador João Doria recomendou nesta quinta-feira (19) a suspensão de celebrações com público em todos os espaços religiosos da Região Metropolitana de São Paulo por 60 dias. A expectativa é que templos e igrejas cumpram a medida a partir da próxima segunda (23) como forma de evitar a propagação do coronavírus.

“A prioridade absoluta do Governo de São Paulo é a proteção de vidas”, disse o Governador. “A recomendação é para que templos e igrejas evitem missas, cultos, aglomerações ou celebrações”, afirmou Doria. Por enquanto, a recomendação não se estende a espaços religiosos do interior e do litoral.

A recomendação do Governo do Estado não impede que igrejas e templos permaneçam abertos durante a crise provocada pela pandemia da COVID-19. Os espaços poderão continuar a receber fiéis para orações e orientação religiosa individual, mas segundo regras específicas para mitigar a circulação do vírus.

“A medida não significa o fechamento de templos ou espaços de orações”, reforçou o Governador. Doria disse que uma das medidas recomendadas a líderes religiosos é que os fiéis mantenham distância mínima de três metros entre si durante as orações individuais.

Até domingo, as lideranças de cada espaço religioso deverão orientar as pessoas sobre a impossibilidade de manutenção dos eventos em grupo pelos próximos dois meses. Segundo Doria, a recomendação do Estado não sofreu objeção das diferentes denominações religiosas afetadas pela medida.

“Todos têm sido extremamente solidários com as decisões da Prefeitura [de São Paulo] e do Governo do Estado. É por isso que estamos no âmbito da recomendação. É um momento de convergência e bom entendimento solidário”, frisou o Governador.

Diversas denominações religiosas já vêm adotando espontaneamente a suspensão das celebrações presenciais por todo o mundo devido à pandemia do coronavírus. Os eventos continuam sendo realizados normalmente, mas sem a presença de público, que acompanha as celebrações via TV ou internet.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Expedição técnica da FAI diagnostica graves danos ambientais e poluição hídrica no Córrego Taipus

30/03/2026   16h53 Levantamento é coordenado pelos professores Dr. José Aparecido dos Santos e Dra. Josiane Lourencetti Por Prof. Dr. José Aparecido dos Santos Alunos e

FAI abre inscrições para curso de inglês online gratuito voltado à comunidade acadêmica e externa

30/03/2026   15h08 Com duração de três meses, aulas de nível iniciante têm vagas limitadas; prazo para se inscrever termina no dia 5 de abril Por

Unidade móvel da Energisa realiza atendimentos na Estação Recreio em Adamantina

30/03/2026   17h38 A Prefeitura de Adamantina informa que a unidade móvel da Energisa está no município realizando atendimentos à população na Estação Recreio. A ação

Prefeitura de Adamantina firma convênio com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia e avança na inovação educacional

30/03/2026   17h27 A Prefeitura de Adamantina oficializou a assinatura de um importante convênio na área da Educação com a Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, consolidando

00:00