Exame da Educação Básica será anual e contará para acesso à faculdade

06/05/2020 20h15

Saeb será anual para estudantes a partir do 2º ano fundamental

Publicado em 06/05/2020 – 18:40 Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) passará a avaliar os estudantes todos os anos, a partir do 2º ano do ensino fundamental. A partir do ensino médio, os resultados poderão ser usados para ingressar no ensino superior. As mudanças estão em portaria publicada hoje (6) no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria torna o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) anual. Atualmente a avaliação é aplicada de dois em dois anos a estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), importante indicador de qualidade da educação básica.

Aplicada todos os anos, a avaliação, de acordo com o Inep, será feita em papel até o 4º ano do ensino fundamental e de forma eletrônica a partir do 5º ano.

No ensino médio, a prova ganha um outro nome, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) seriado. O Inep explica que as provas dos alunos do ensino médio formarão uma nota a partir da pontuação adquirida em cada uma das três séries, que poderá ser utilizada para acesso ao ensino superior.

Segundo a autarquia, os estudantes que fizerem a prova da 1ª série em 2021 já estarão concorrendo a vagas nas universidades para quando concluírem o ensino médio, em 2023.

O Enem tradicional, de acordo com o Inep, não deixará de existir. O Enem seriado será “apenas mais uma porta de entrada ao ensino superior. O Enem tradicional continuará a ser aplicado normalmente, nas versões impressa e digital”, diz.

Segundo a portaria, o Saeb terá caráter censitário e irá aferir o domínio das competências e das habilidades esperadas ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as correspondentes diretrizes curriculares nacionais.

Edição: Aline Leal
Fonte: Agência Brasil

Capacitação oferece aos docentes da FAI um espaço de conhecimento e trocas sobre acessibilidade e inclusão

14/05/2025 16h06 Atividade, realizada por iniciativa do SAPP, com apoio da Coordenação Pedagógica e da PROENS, visa habilitar professores da FAI a atenderem alunos com

Ação de vacinação antirrábica será realizada neste sábado (17) em Adamantina

14/05/2025 15h59 Iniciativa acontecerá das 9h às 15h no Centro Comunitário do Jardim Bela Vista das 9h às 15h   Sábado (17), das 9h às

Adamantina realiza 2ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa

14/05/2025 15h56 Encontro acontecerá no dia 30 de maio a partir das 8h no auditório Miguel Reale – Campus II da FAI O Conselho Municipal

00:00