Último dia de inscrições nos cursos gratuitos em Tecnologia da Informação para mulheres

11/09/2020 14h21

Interessadas devem acessar o site até hoje (11) às 18h. São 20 mil vagas em quatro opções de cursos online do SP Tech, com acesso facilitado a programa de crédito

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com inscrições para 20 mil vagas exclusivas para mulheres em cursos online e gratuitos na área de Tecnologia da Informação (TI) do SP Tech. As cidadãs residentes nos 645 municípios do estado poderão se inscrever até hoje (11) às 18h pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br.

A iniciativa tem o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. Levantamento realizado pela pasta aponta que a procura pelos cursos de tecnologia do SP Tech é baixa entre mulheres. De 30 mil inscritos desde o ano passado, apenas 1/3 é do sexo feminino.

A secretária Patricia Ellen afirma que as mulheres também devem buscar por cursos de qualificação em tecnologia. “Metade da nossa população é composta por mulheres e apenas 1/3 delas preencheram nossas vagas. Precisamos que todas as meninas e mulheres saibam que podem buscar por oportunidades no setor de tecnologia, e, por isso, estimulamos e incentivamos que se inscrevam”.

Podem se inscrever candidatas a partir de 16 anos, alfabetizadas e domiciliadas no estado de São Paulo. Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação das candidatas ocorrerá por e-mail e a previsão de início das aulas é no dia 21 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.

Sobre os cursos

São quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Com duração de 80 horas, que podem ser concluídos em três meses, os cursos são: Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile.

Todos os cursos oferecem um módulo de empreendedorismo em parceria com o Sebrae, possibilitando acesso a crédito em condições especiais no Banco do Povo. Todas as aulas serão realizadas no formato online, no modelo de Ensino à Distância (EAD), sem que as participantes precisem sair de casa.

Após conclusão dos módulos introdutórios, haverá opções de cursos mais avançados, com matérias conduzidas pela própria estudante. São eles: Ciência de Dados, Desenvolvimento Web/Front-End, Desenvolvimento Web/Back-End e Desenvolvimento Web/Full-Stack. Esses cursos serão oferecidos voluntariamente pelas empresas Alura e Digital Innovation One.

SP Tech

Programa idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico que oferece cursos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação (TI), em que há a possibilidade de escolher o caminho dos seus estudos nas áreas de ciência de dados e programação.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Com investimento da FAI, CIES é inaugurado em parceria com Santa Casa e Prefeitura de Adamantina

02/02/2026   13h27 Recursos aplicados em tecnologia, mobiliário e climatização, além de custeio anual de quase R$ 290 mil, fortalecem atendimento à população e formação dos

FAI protocola resposta à Prefeitura e encaminha minutas de Projetos de Lei para viabilizar Plano de Saúde e PDV

02/02/2026   12h48 Documentos atendem às solicitações técnicas do Executivo e reforçam que o próximo passo é o envio do Projeto de Lei à Câmara Municipal

Defesa Civil de SP alerta para risco de chuvas fortes e tempestades nesta segunda e terça-feira

02/02/2026   14h09 Alerta indica que, entre segunda-feira (02) e terça-feira (03), a previsão é de pancadas de chuva persistentes, acompanhadas por raios, ventos e possibilidade

INSS retoma atendimento presencial em agências do país

02/02/2026   13h55 Serviços e Central 135 voltam a funcionar nesta segunda-feira Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Publicado em 02/02/2026 – 12:30 São Luís

Fundo Social de Solidariedade de Adamantina abre vagas para o curso de pizzaiolo

02/02/2026   13h35 Podem participar homens e mulheres que tenham 18 anos ou mais A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, está

00:00