Fundação CASA participa de seminário virtual sobre aprendizagem

18/09/2020 19h47

Fundação CASA participa de seminário virtual sobre aprendizagem

Diretor da DRO discute inserção, no mercado de trabalho, de jovens internados na região de Presidente Prudente; transmissão acontece na segunda (21/09), às 10h

O diretor da Divisão Regional Oeste (DRO) da Fundação CASA, Júlio César Padovan, participa nesta segunda-feira (21/09), às 10h, do seminário virtual “Aprendizagem: Responsabilidade social empresarial e inclusão protegida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade”. A iniciativa do evento é do Fórum de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Presidente Prudente e Região – FPETI-PPR.

A transmissão será pelo canal do FPETI-PPR no YouTube e acessível a qualquer interessado no tema – não é necessária inscrição prévia. O Em sua palestra, o diretor da DRO vai discutir a inserção no mercado de trabalho, como aprendizes ou empregados, de adolescentes internados na Fundação CASA.

O profissional também abordará levantamento sobre anseios e principais dificuldades que esses jovens em vulnerabilidade enfrentam após cumprirem a medida socioeducativa de privação de liberdade. Padovan também apresentará experiências exitosas de inserção de jovens que ficaram internados em centros socioeducativos nas cidades de Araçatuba, Irapuru e Presidente Bernardes.

O FPRTI-PPR é um espaço de diálogo plural que congrega diversos órgãos e entidades especializados. O seminário tem organização do Juizado Especial da Infância e Adolescência de Presidente Prudente (JEIA), criado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região; do Ministério Público do Trabalho – MPT; da Gerência Regional do Trabalho (vinculada ao Ministério da Economia); das secretarias Municipal e Estadual da Educação; da Secretaria Municipal de Assistência Social; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, os dois Conselhos Tutelares e a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção local, Conselho Intersindical de Presidente Prudente, dentre outros.

A programação terá início com palestra do juiz do trabalho aposentado José Roberto Dantas Oliva, que falará sobre: “Aprendizagem: mais do que um dever, oportunidade de qualificação do quadro de empregados e responsabilidade social”.

Logo após, junto à participação do diretor da DRO, um jovem de Presidente Prudente, que cumpriu medida socioeducativa de internação em Presidente Bernardes, contará sua experiência em tentar ingressar no mercado de trabalho após a privação de liberdade.

 

Um empresário de Presidente Prudente, do ramo de logística, discorrerá sobre a experiência e os benefícios na contratação de adolescentes egressos da Fundação CASA.

A programação terá ainda uma palestra do presidente do Comitê Regional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, desembargador João Batista Martins César, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – Campinas (TRT-15). Martins César falará sobre “Aprendizagem social – porta segura para o ingresso do adolescente no mercado de trabalho”.

Sobre o seminário

O foco é avaliar como a aprendizagem pode ser um importante instrumento de combate ao trabalho infantil, com grande potencial para transformar vidas e romper com o ciclo de pobreza que o trabalho precoce faz perpetuar de geração em geração.

Um dos objetivos ainda é conscientizar a sociedade e, principalmente, os empresários sobre a aprendizagem como solução eficaz para erradicar o trabalho infantil e inserir, social e profissionalmente, adolescentes e jovens no mercado de trabalho de forma segura, através de um contrato de trabalho especial, por prazo determinado, com adolescente inscrito em programa, sob orientação de entidade qualificada.

“No contrato de aprendizagem, o empregador se compromete a assegurar formação técnico-profissional, por meio de um método que alie teoria e prática, garantindo a compatibilidade com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do aprendiz”, explica o juiz Mouzart Luís Alves Brenes, do JEIA de Presidente Prudente.

Fundação CASA no seminário virtual “Aprendizagem: Responsabilidade social empresarial e inclusão protegida de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade”

Data: segunda-feira (21/09) às 10h

Local: Canal do FPRTI-PPR no YouTube. Endereço eletrônico: https://www.youtube.com/fpetippr

Karin Valle Machado
Assessoria de Comunicação Social

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00