Ministro da Economia diz que reforma deve ter tributos alternativos

23/09/2020 17h56

Meta é compensar desoneração da folha de pagamentos

Publicado em 23/09/2020 – 14:35 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

(Brasília – DF, 19/08/2020) Solenidade de Sanção de Medidas Provisórias de Facilitação de acesso ao Crédito.
Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (23), em Brasília, que o país precisa de um programa de “substituição tributária” e de “tributos alternativos” para compensar a desoneração da folha de pagamento, que, opinou, é necessária para a criação de empregos e renda para a população. Ele afirmou que essa é a prioridade do governo na retomada do crescimento “com responsabilidade fiscal”.

“Descobrimos 38 milhões de brasileiros que eram os invisíveis, temos que ajudar essa turma a ser reincorporada ao mercado de trabalho, então temos que desonerar a folha, por isso que a gente precisa de tributos alternativos para desonerar a folha e ajudar a criar empregos”, disse o ministro, sobre os beneficiários do auxílio emergencial, pago pelo governo aos mais vulneráveis durante a pandemia de covid-19.

Guedes e o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), deram declarações à imprensa após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, para discutir a reforma tributária.

Renda mínima social em análise

De acordo com Barros, a equipe econômica está construindo um texto de reforma tributária que deve ser encaminhado na semana que vem à comissão mista que analisa o tema, após ser submetido aos líderes partidários.

Além disso, segundo o parlamentar, durante a reunião, foram avaliadas as alternativas para o financiamento do programa de renda mínima social, a ser definido na proposta do novo pacto federativo, que está em tramitação no Senado, sendo construído pelo relator, senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Barros reafirmou o compromisso com o teto de gastos e o rigor fiscal. “Nenhuma proposta que será encaminhada vai tratar dessa questão [aumento da carga tributária]. Estamos buscando – dentro do orçamento – recursos para poder avançar nos programas e, se houver a necessidade, faremos uma substituição de tributação”, finalizou Barros.

 

Edição: Kleber Sampaio
Foto: Alan Santos
Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Adamantina participa do XVII Encontro Regional de CRAS da Nova Alta Paulista

18/09/2026   15h51 A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participa nesta sexta-feira (18), com a equipe do CRAS (Centro

Escola da Inclusão tem inscrições abertas para cursos de Libras, Entendendo o TEA e Capacitismo

18/09/2026   14h37 Cursos on-line e gratuitos da Escola da Inclusão têm carga horária total de 20 horas e 3 mil vagas disponíveis Publicado em 17/09/2026

Pix terá novas regras para fraudes, cobrança híbrida e contas-salário

18/09/2026   14h19 Medidas valem a partir de 2027 Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil Publicado em 18/09/2026 – 11:47 Brasília O Banco Central anunciou mudanças no regulamento

00:00