Ministro da Economia diz que reforma deve ter tributos alternativos

23/09/2020 17h56

Meta é compensar desoneração da folha de pagamentos

Publicado em 23/09/2020 – 14:35 Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Brasília

(Brasília – DF, 19/08/2020) Solenidade de Sanção de Medidas Provisórias de Facilitação de acesso ao Crédito.
Foto: Alan Santos/PR

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse hoje (23), em Brasília, que o país precisa de um programa de “substituição tributária” e de “tributos alternativos” para compensar a desoneração da folha de pagamento, que, opinou, é necessária para a criação de empregos e renda para a população. Ele afirmou que essa é a prioridade do governo na retomada do crescimento “com responsabilidade fiscal”.

“Descobrimos 38 milhões de brasileiros que eram os invisíveis, temos que ajudar essa turma a ser reincorporada ao mercado de trabalho, então temos que desonerar a folha, por isso que a gente precisa de tributos alternativos para desonerar a folha e ajudar a criar empregos”, disse o ministro, sobre os beneficiários do auxílio emergencial, pago pelo governo aos mais vulneráveis durante a pandemia de covid-19.

Guedes e o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), deram declarações à imprensa após reunião com o presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, para discutir a reforma tributária.

Renda mínima social em análise

De acordo com Barros, a equipe econômica está construindo um texto de reforma tributária que deve ser encaminhado na semana que vem à comissão mista que analisa o tema, após ser submetido aos líderes partidários.

Além disso, segundo o parlamentar, durante a reunião, foram avaliadas as alternativas para o financiamento do programa de renda mínima social, a ser definido na proposta do novo pacto federativo, que está em tramitação no Senado, sendo construído pelo relator, senador Marcio Bittar (MDB-AC).

Barros reafirmou o compromisso com o teto de gastos e o rigor fiscal. “Nenhuma proposta que será encaminhada vai tratar dessa questão [aumento da carga tributária]. Estamos buscando – dentro do orçamento – recursos para poder avançar nos programas e, se houver a necessidade, faremos uma substituição de tributação”, finalizou Barros.

 

Edição: Kleber Sampaio
Foto: Alan Santos
Fonte: Agência Brasil

FAI realiza recepção oficial para novos residentes

04/03/2026   10h23 Encontro realizado na manhã da última segunda-feira (2) marcou a apresentação das equipes de coordenação aos profissionais Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Prefeitura de Adamantina realiza neste sábado (7) feira alusiva ao “Dia Internacional da Mulher”

04/03/2026   12h20 Programação tem início às 17h30 e segue até às 22h na Estação Recreio  Natacha Dominato Domingo, 8 de março, é comemorado o Dia

Governo de SP anuncia consórcio vencedor da licitação para obra do AME Marília

04/03/2026   10h52 Grupo será responsável pela construção da unidade que atenderá os 19 municípios da região de Marília A expectativa é que o contrato seja

Procon de Adamantina está temporariamente sem receber chamadas telefônicas por problemas técnicos

04/03/2026   10h28 Caio Vasques O órgão de Defesa do Consumidor em Adamantina está temporariamente sem receber chamadas telefônicas por causa de problemas técnicos na rede,

00:00