Governo de São Paulo registra redução nos acidentes com mortes nas rodovias paulistas

22/10/2020 14h00

Medidas operacionais e de engenharia contribuíram para reduzir a gravidade das ocorrências nas estradas

São Paulo, 22 de Outubro de 2020. As mortes em acidentes de trânsito ocorridas em rodovias paulistas apresentaram redução de 18{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} no período de janeiro a setembro deste ano na comparação ao mesmo período do ano passado, o que representa mais de 300 vidas poupadas. Segundo dados do InfosigaSP, este é o menor número de óbitos nas estradas apresentado desde 2015, quando foi iniciada a série histórica do Programa Respeito à Vida, do Governo de São Paulo.

Nos 10,8 mil quilômetros de rodovias concedidas, administradas pelas 20 concessionárias que integram o Programa de Concessões Rodoviárias sob a regulação da ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo, foram 775 fatalidades nos nove primeiros meses do ano, diante de 946 no mesmo período de 2019.

A cada contrato de concessão é estabelecido no Programa de Redução de Acidentes (PRA) um pacote de ações de gestão de segurança viária, com análises, diagnósticos e propostas que possam solucionar os problemas identificados. Atualmente, trabalha-se com o conceito de rodovias que “perdoam”, ou seja, os projetos e serviços rodoviários implantados tem que possuir padrão que preveem erros e, caso ocorram, não ocasionem perdas de vidas.

“Mais do que números, estamos lidando com vidas, por isso é fundamental todo esforço para que nossas rodovias sejam cada vez mais seguras. Acompanhamos de perto cada ação desenvolvida junto às concessionárias, seja ela operacional ou estratégica, de engenharia ou educativa, e os respectivos resultados, principalmente visando a redução de acidentes”, afirma Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

Nas rodovias administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) foram 1.351 ocorrências com mortes de janeiro a setembro, frente à 1.653, contabilizadas no mesmo período do ano passado. “Todos os esforços da Secretaria junto com Artesp e DER têm o objetivo de garantir a qualidade das rodovias, e, desta forma, melhorar a segurança da população. Por isso, além de investimentos e melhorias na infraestrutura e sinalização das estradas, também promovemos campanhas educativas permanentes para um trânsito mais seguro”, afirmou a secretária executiva da Secretaria Estadual de Logística e Transportes, Priscila Ungaretti.

Ações preventivas

Desde o início de 2019, a Secretaria de Logística e Transportes e a Secretaria de Segurança Pública adotaram ações operacionais conjuntas, com o DER, ARTESP, concessionárias e a Polícia Rodoviária Estadual com o objetivo de garantir maior segurança nas rodovias do Estado. O reforço nessa operação, que conta também com fiscalização por drones, proporcionou ação de medidas operacionais que garantissem uma melhora na sinalização, reforço de efetivo, compra de novos equipamentos e mais segurança aos usuários das rodovias. Além disso, as rodovias administradas pelo Estado ou sob concessão, reguladas pela ARTESP, contam com monitoramento 24 horas por dia e equipes de socorro preparadas para um rápido atendimento, seja clínico ou para outro tipo de assistência.

Levantamento da ARTESP aponta que, em média, há um profissional pronto para ajudar a cada 3,6 quilômetros de rodovia concedida. Além disso, são realizadas diversas campanhas educativas com o objetivo de aumentar a segurança nas estradas, tanto para motoristas quanto para pedestres. Mensagens de alertas e de conscientização são veiculadas nos 392 painéis eletrônicos distribuídos em pontos estratégicos pela malha rodoviária concedida.

Programa Respeito à Vida

Gerido pela Secretaria de Governo por meio do Detran.SP, envolve as secretarias de Comunicação, Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência. O Respeito à Vida também é responsável pela gestão do Infosiga SP, sistema pioneiro no Brasil, que publica mensalmente estatísticas sobre acidentes com vítimas de trânsito nos 645 municípios do Estado. O programa mobiliza a sociedade civil por meio de parcerias com empresas e associações do setor privado, além de entidades do terceiro setor. Em outra frente, promove convênios com municípios para a realização de intervenções de engenharia e ações de educação e fiscalização.

Fonte: Governo de São Paulo

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00