Governo de São Paulo inicia Programa de Eficiência Energética

26/10/2020 16h44

A meta é reduzir ao menos 30{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} da conta de energia nos prédios utilizados pelo Estado em três anos

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) iniciou neste mês o Programa Integrado de Gestão Energética. O objetivo é reduzir, em três anos, os valores atuais das contas de energia de R$ 600 milhões anuais para R$ 420 milhões. A medida significa uma redução média de 30{566cc9a385eb5c53176b33b2e5256920dc5e2831a279a8f78f8e371482bf4501} no custeio com eletricidade. Atualmente cerca de 30 mil imóveis são utilizados pelo Estado.

“Dentre outras ações, serão revisados os contratos com as distribuidoras de energia, realizada a análise de migração para o mercado livre, uso da geração distribuída com gás para aquecimento e refrigeração. As primeiras Secretarias que serão beneficiadas com o Programa serão as de Segurança, Saúde e Educação”, explica o secretário da SIMA, Marcos Penido.

O Plano comtempla a geração de energia com fontes alternativas, como a fotovoltaica, a biomassa, de resíduos sólidos, além do gás, biogás e biometano. Fará parte, também, a implantação de campanhas de conscientização, análises, criação de procedimentos e padronização da otimização e dos resultados do programa.

“A expectativa é de que, com a economia, sobre mais recursos para as pastas investirem em serviços nas áreas de atuação, beneficiando assim toda a população”, afirma o subsecretário de Infraestrutura, Glaucio Atorre Penna.

Será considerada ainda a possibilidade de autogerarão local ou geração distribuída, em parceria com a iniciativa privada, contemplando diversos modelos técnicos e econômico-financeiros, a fim de desonerar os cofres públicos. O investimento na ação é de R$28 milhões com duração de 30 meses.

“O volume e diversidade de consumidores do Estado permitem ganhos de escala nestas iniciativas, considerando particularidades e demandas regionais, avanços tecnológicos e oportunidades disponíveis no mercado de energia”, comenta o representante do consórcio responsável pela execução do trabalho, Ricardo Jabbour.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00