Governo de SP prorroga programa Merenda em Casa até dezembro para 770 mil estudantes

19/11/2020 17h42

Alunos recebem o valor-base de R$ 55 desde o mês de abril; investimento total do estado é de R$ 345 milhões

O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (19) que o Governo de São Paulo manterá o programa Merenda em Casa nos meses de novembro e dezembro para 770 mil estudantes da rede estadual. No total, o investimento será de R$ 345 milhões até o fim do ano.

A oitava parcela do subsídio foi paga nesta semana e a previsão é de que benefício de dezembro seja transferido ao longo do mês. “O programa atende os estudantes mais carentes, aqueles que vivem, infelizmente, em situação de pobreza ou extrema pobreza e que recebem a oportunidade de fazerem a sua merenda em suas casas”, disse Doria.

O Merenda em Casa foi implementado há oito meses para destinar aos estudantes de famílias mais vulneráveis o valor de R$ 55 por aluno para a compra de alimentos, durante o período de suspensão de aulas presenciais por conta da pandemia do coronavírus. Embora em parte do estado as escolas já tenham retornado as atividades presenciais, o Governo de São Paulo resolveu garantir o benefício até o fim do ano.

“Logo após a suspensão das aulas presenciais, olhamos para os estudantes que estavam na extrema pobreza, inscritos no Bolsa Família ou no Cadastro Único. Desde abril, os estudantes que mais precisam receberam este benefício de R$ 55, todos os meses”, destacou o Secretário da Educação, Rossieli Soares.

Mensalmente, desde abril, mais de 770 mil estudantes matriculados na rede estadual são beneficiados. Os alunos são de famílias que recebem o Bolsa Família ou vivem em situação de extrema pobreza e não recebem o benefício federal, de acordo com o Cadastro Único do Ministério da Cidadania. O repasse de R$ 55 é subsidiado integralmente pelo Governo de São Paulo.

Pagamento pelo app PicPay

O pagamento do Merenda em Casa é realizado por meio do aplicativo PicPay, que pode ser usado em qualquer smartphone.

Os beneficiários que já receberam o subsídio nos meses anteriores e, portanto, fizeram cadastro e validaram a identidade, não precisam repetir o trâmite, pois o pagamento vai cair automaticamente.

Para ter acesso ao benefício não é necessário ter conta bancária ou cartão de crédito. É possível sacar o dinheiro em um caixa eletrônico da rede 24Horas e transferir o valor para outras contas, sem taxa adicional.

Os beneficiários poderão fazer pagamentos por meio do celular em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos que aceitam PicPay. As lojas são identificadas por placas com o QR Code do aplicativo ou no próprio sistema de buscas da ferramenta digital.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Educação

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00