São Paulo atualiza documento com diretrizes para planejamento, licenciamento e a gestão ambiental no estado

01/12/2020 18h25

Publicado após dois anos, por meio de parceria da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, da CETESB e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – São Paulo, livro é um guia para engenheiros, arquitetos urbanistas e demais profissionais da área ambiental

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/SP) lançaram nesta segunda-feira, 30 de novembro, por videoconferência, a edição revista e atualizada de “Instrumentos de Planejamento, Licenciamento e Gestão Ambiental no Estado de São Paulo – Caderno de Apoio para Profissionais”.

“Esta publicação representa nossa opção pela ampla divulgação da legislação aplicada ao meio ambiente, democratizando o seu acesso aos profissionais que efetivamente intervêm no território, com vistas à construção de uma sociedade mais equilibrada e ambientalmente sustentável”, destacou o Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido.

O caderno é uma ferramenta para apoiar intervenções e desenvolvimento de projetos, esclarecer dúvidas sobre o licenciamento de empreendimentos e facilitar o acesso à legislação e aos instrumentos de gestão na área de meio ambiente.

Dividida em três partes – planejamento, licenciamento e gestão ambiental – a publicação também orienta o profissional a buscar o órgão competente para atender às regras da legislação. Foi planejado com uma estrutura de tópicos que permite a consulta dos diversos temas e de suas inter-relações. Acompanha o texto um glossário com definições e termos utilizados, a legislação ambiental federal e estadual de São Paulo, e, ainda, sites ambientais de referência das organizações da sociedade civil e oficiais.

“Esperamos que esta edição revista e atualizada contribua, de forma efetiva, para integrar as ações dos arquitetos e urbanistas e dos profissionais na implementação das políticas públicas de meio ambiente no estado de São Paulo”, reforçou o Subsecretário de Meio Ambiente Eduardo Trani, organizador da edição atualizada, em parceria com a arquiteta Mirtes Maria Luciani.

Vale destacar que o licenciamento ambiental no estado de São Paulo ganhou um capítulo próprio, com apresentação das fontes de poluição e os respectivos mecanismos de controle utilizados pela Cetesb. Há também informações sobre os instrumentos para monitoramento e gerenciamento ambientais, além dos relatórios produzidos pela Companhia, que atua com foco na qualidade de vida da população.

“Num momento em que o mundo passa por intensas transformações, não podemos descuidar da proteção ambiental, olvidando a dinamicidade dos problemas que afligem as cidades das mais variadas dimensões, e a importância, dentro desse contexto, do componente ambiental para o aprimoramento constante de nossa qualidade de vida”, lembrou a presidente da Cetesb Patrícia Iglecias.

De acordo com o presidente da CAU/SP José Roberto Geraldine Júnior, a iniciativa contribui para fortalecer práticas sustentáveis de Arquitetura e Planejamento Urbano, e agora pode ser usada como referência por mais de 60 mil arquitetos e urbanistas do estado de São Paulo e mais de 10 mil empresas registradas no CAU. “É muito importante que todos estejam afinados para o correto exercício da profissão”.

“O licenciamento ambiental é a única garantia que a sociedade tem de participação. Essa transparência no processo de licenciamento é uma das coisas mais importantes na luta contra a corrupção. O caderno é um instrumento de política ambiental nota 10”, destacou o diretor da SOS Mata Atlântica Mário Mantovani.

O zelo pelo bem-estar das pessoas é o objetivo central desta ferramenta, que, dessa maneira, reforça seu papel estratégico na orientação dos profissionais arquitetos e urbanistas que atuam na área do meio ambiente e, consequentemente, na qualidade ambiental dos espaços e das cidades, principalmente quando estamos diante dos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Para acessar o caderno clique aqui: http://bit.ly/instrumentospl

 

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00