Governo de SP inaugura Deic em Campinas

15/12/2020 18h16

Unidade reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência

O Governador João Doria entregou nesta terça-feira (15) a Divisão Especializada de Investigações Criminais da Polícia Civil em Campinas. A unidade, que está em funcionamento desde o início do ano, reúne todas as atividades de polícia especializada, trazendo mais organização e eficiência.

“Esta é a unidade número sete da Deic que nós inauguramos nestes dois anos. Estamos fazendo as Deics regionais, assim como os Baeps [Batalhões de Ações Especiais da Polícia]”, afirmou o Governador. “Teremos aqui também as viaturas blindadas, ontem anunciamos a entrega das primeiras 175 unidades. É a primeira vez na história que a Polícia Civil e a Polícia Militar de São Paulo terão veículos blindados”, destacou Doria.

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 2 (Deinter 2), a Deic de Campinas é composta pela junção das Delegacias de Investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e Sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

A unidade atua no combate ao crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio (roubo a banco e roubos de maior repercussão) e tráfico de drogas, além de promover ações preventivas com o GOE.

A cerimônia marcou a inauguração de um complexo exclusivo para funcionamento da Deic na rua Praxiteles Ferreira Neves, 624, Vila Georgina. Antes disto, as unidades especializadas funcionavam em prédios separados, alugados pelo Estado. Com a centralização, a troca de informações será facilitada.

Nova sede
A nova sede passou por reforma e adequação, somando um investimento de R$ 198 mil pelo Estado. Anteriormente, o local abrigava o 5º Distrito Policial e a Delegacia da Infância e da Juventude da cidade. Essas unidades passaram provisoriamente para um anexo ao 1º DP e devem ser transferidas para um imóvel alugado.

O complexo conta com dois prédios em um mesmo quadrilátero. A estrutura principal é composta por andar superior com 11 salas, copa e banheiros, e um andar inferior, com sete salas, copa, banheiros e jardim de inverno. O prédio lateral, por sua vez, possui um andar superior com 12 salas, banheiros e copa, bem como um andar inferior que contempla 10 salas, com banheiros e copa.

Criada em fevereiro de 2020, a Deic de Campinas é chefiada pelo delegado Oswaldo Diez Junior, com efetivo de 92 agentes e uma frota de 39 viaturas. As atividades beneficiam uma população de cerca de 3,8 milhões de pessoas na região de Campinas. Até outubro, a Deic registrou 89 prisões e apreensões de 1,6 tonelada de drogas e 12 armas de fogo ilegais.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00