Governo do Estado apresenta Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável para região do Vale do Ribeira
18/12/2020 19h03
O projeto realizou o levantamento de oportunidades e propostas com base em tecnologias associadas a setores predominantes da região do Vale do Futuro
O Governo do Estado de São Paulo anunciou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável (PDES-VR) para a região do Vale do Ribeira. O evento aconteceu na cidade de Registro e contou com a presença do Governador João Doria e da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
Com objetivo de propor ações e iniciativas para a dinamização econômica sustentável e compatíveis com as vocações e potencialidades da região, foi apresentado um Plano que se aprofunda nas principais estratégias e caminhos para o desenvolvimento econômico de setores predominantes do Vale. Entre eles: mineração, cultura, turismo e economia criativa.
“Eu trouxe uma série de boas notícias. Nosso objetivo é transformar o Vale do Ribeira no Vale do Futuro. Para isso é preciso ação, desenvolvimento, planejamento, investimentos públicos em todos os setores e também atração de investimentos privados. E está acontecendo”, disse Doria.
Durante estudo realizado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), foram analisadas informações sobre a dinâmica da economia da região e atores do setor público e privado foram engajados para a construção participativa e elaboração do plano.
Desde a criação, o processo de construção do PDES-VR buscou a interação com a rede de instituições que se projetam no Vale do Ribeira e das suas representações locais; assim como um alinhamento com as demais Secretarias do Estado, como, a Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (SIMA), Abastecimento e Agricultura (SAA), Turismo (SETUR) e Desenvolvimento Regional (SDR).
Como resultado, foram sistematizados quatro programas contidos no PDES-VR; três estruturados sobre as cadeias produtivas alvo do projeto – mineração, produção rural e turismo, e o quarto que busca, garantir a valorização de seu ativo mais notável – a socioambiental. Cada um dos programas contém um pequeno diagnóstico setorial, que contextualiza e traz as principais referências para os objetivos estratégicos que fundamentam as ações propostas.
“Entregar o Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Vale do Futuro é um grande passo rumo ao modelo de desenvolvimento econômico, inclusivo, inovador e sustentável. O Vale do Ribeira é um patrimônio natural, cultural e histórico. Este plano foi construído a muitas mãos pelo IPT, em parceria com diversas secretarias e escutando diversas associações e atores chave da região. Através deste plano vamos criar um modelo de referência de desenvolvimento sustável, alavancando novas tecnologias para proteger o meio ambiente e combater desigualdade”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.
Estas iniciativas estão desdobradas em atividades que servem também, em alguns casos, como indicadores sobre o avanço dessas ações. Instituições que potencialmente podem liderar as ações e demais entidades e/ou colaboradoras indicadas.
Esses quadros de ações focais são completados por um conjunto de diretrizes mais abrangentes que impactam transversalmente os vetores econômicos: melhoria da educação básica; capacitação técnica, geração e difusão de conhecimento e inovação; aprimoramento da infraestrutura – utilidades, comunicações e logística; e desenvolvimento social – políticas públicas dirigidas especialmente para a juventude, mulheres e comunidades tradicionais.
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Econômico