Docente da UniFAI lança segundo livro sobre escritor peruano Mario Vargas Llosa

26/02/2021 18h36

Obra do Prof. Me. Mateus Sacoman está disponível no site da Editora Alexa Cultural

 Por Priscila Caldeira

O professor dos cursos de História e Pedagogia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Mateus Barroso Sacoman, lançou para venda, no último dia 15, um livro de atualização da pesquisa de mestrado sobre o escritor e intelectual peruano Mario Vargas Llosa. A primeira edição havia sido publicada em 2016.

 Disponível no site da Editora Alexa Cultural (alexaloja.com) e nas grandes livrarias do país, a obra “As transfigurações da sociedade peruana e a distorção convulsiva de Mario Vargas Llosa: uma análise das décadas de 1950 e 1960” pode ser adquirida no formato impresso ou digital.

 Conforme detalha o autor, o livro analisa os primeiros romances de Llosa e a conexão que estabelecem com o contexto das décadas de 1950 e 1960 no Peru.

 “Especialmente, verificando os impactos culturais, sociais e econômicos com a chegada de um grande número de migrantes da região da serra para costa, principalmente na cidade de Lima. O livro aborda, ainda, uma análise mais aprofundada em relação a uma possível reconfiguração ou transformação do conceito e da forma de se entender quem são os criollos e sua cultura naquele contexto”, explica.

 O professor comenta sobre as vantagens do segundo livro a respeito de Llosa: “Esta obra traz informações atualizadas e mais completas em relação à anterior. Além disso, é muito mais acessível ao público brasileiro, principalmente quanto ao preço”.

 A obra também é abrilhantada com o prefácio do Prof. Dr. Marcos Sorrilha Pinheiro, do Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), grande amigo e orientador da pesquisa de mestrado do autor.

 De acordo com Sacoman, no segundo semestre há previsão de projeto para a publicação de um livro, provavelmente pela mesma editora, com textos sobre História, conectados às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “O objetivo é auxiliar os professores da Educação Básica em seu trabalho na sala de aula”, finaliza.

 Fotografia: Arquivo Pessoal
Segunda obra publicada por Mateus Sacoman sobre escritor peruano possui informações atualizadas e mais completas em relação à anterior 

Assessoria de Imprensa / Jornalismo
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Daniel Torres – MTb.: 51.540/SP
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI

 

FAI abre inscrições para vagas remanescentes do Vestibular 2026

15/12/2025   14h26 Análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou do ENEM Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo

“Celebrar de Natal” contará com a participação dos membros da Associação OMIN, Feira QualiAgro e Feira da Mulher Empreendedora

15/12/2025    14h16 Programação acontece nesta sexta-feira (19) na praça Elio Micheloni a partir das 19h Sexta-feira, 19 de dezembro, será realizado o “Celebrar de

Adamantina recebe o Papai Noel nesta segunda-feira (15) no Paço Municipal

15/12/2025   14h09 Programação para semana ainda tem a continuação da Vitrine Cultural, apresentação do musical “Natal Brasileiro” na quinta-feira (18) no Parque dos Pioneiros e

00:00