Máscaras de tecido: eu te protejo, você me protege!

04/03/2021 17h39

Em fevereiro, completou um ano que o Brasil confirmou o seu primeiro caso de COVID-19. Desde então, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), as pessoas começaram a usar máscaras de proteção facial.

No entanto, após um ano a pergunta que fica é: por que usar a máscara? Como tem sido a higienização da sua máscara? Quantas trocas de máscaras devem ser feitas durante o período de 8 horas?

Por que usar a máscara ao sair de casa?

A COVID-19 é transmitida por meio de partículas que tem o vírus e são expelidas por aqueles que estão infectados com a doença. Dessa forma, a máscara age como uma barreira física impedindo que as gotículas que são expelidas quando há espirros, tosses, e durante uma conversa entrem nas vias aéreas.

Como a máscara deve ser colocada?

A máscara deve ser colocada no rosto sempre com as mãos limpas. Esse procedimento pode ser feito tanto com água e sabão como com álcool em gel 70º. É fundamental que a proteção cubra desde o nariz até o queixo.

Conforme os dias vão passando e as lavagens se intensificam, a máscara tende a ficar frouxa. Se isso estiver acontecendo, o recomendado é fazer a substituição dela. É possível ainda apostar em um acessório que pode ser colocado no nariz. Ele faz com que o ar não saia e nem entre por esse espaço que está sobrando.

Enquanto estiver na rua, o indicado é que o usuário não toque na máscara e nem fique tirando e colocando. Vencida duas horas de uso ou se a máscara estiver úmida, o indicado é promover a troca.

Na hora de fazer a substituição, o processo deve ser feito pelas alças que ficam nas orelhas. A mão não deve tocar o tecido. Se isso acontecer, a higienização deve ser feita o mais rápido possível com água e sabão ou álcool em gel.

Como lavar a máscara de tecido?

Após o uso, ela deve ser colocada dentro de uma sacola ou um envelope de papel. A máscara suja só deve ser retirada no momento em que a higienização for executada. Para isso, a pessoa deve fazer a lavagem com água sanitária ou mesmo com água e sabão.

O indicado é que ela fique pelo menos 20 minutos de molho. Depois de lavadas, ela deve ser colocada para secar ao sol. Depois disso, ela deve ser passada. Vencida todas essas etapas, a máscara de tecido está pronta para ser novamente usada.

A máscara de tecido não deve ser compartilhada entre os membros da família e quando ela apresentar sinais de desgaste ou estiver deteriorada, precisa ser substituída.

A Prefeitura de Adamantina reforça a necessidade do uso das máscaras de proteção em todos os ambientes, seja na hora da prática esportiva bem como em outros locais.

Além disso, é fundamental que a pessoa só saia de casa em caso de extrema necessidade. Se for preciso sair, o distanciamento social deve ser mantido.


Foto – Funcionários da Prefeitura de Adamantina usam máscaras de proteção facial

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
                Jornalista Natacha Dominato

Número da unidade consumidora na conta de luz será atualizado em janeiro

04/12/2025   16h24 Objetivo da mudança que valerá em todo o país é aumentar eficiência, transparência e a qualidade das informações utilizadas para gestão e operação

Visitação para empresas interessadas no antigo prédio do IBC continua aberta

04/12/2025   15h42 Edital com as informações está disponível em https://www.adamantina.sp.gov.br/portal/editais/0/1/1752/ Continua aberta à visitação para interessados em participar do edital de concorrência pública do antigo

Secretaria Municipal de Educação implementa ações do Programa Prefeitura de Excelência

04/12/2025   15h26 Ação contou com o apoio de Diego Calegari, secretário de educação de Joinville, que é o município que hoje tem a melhor pontuação

00:00