Doria e o olhar para o Desenvolvimento Regional: O Programa de Novas Estradas Vicinais

07/05/2021 15h26

Marco Vinholi, Secretário estadual de Desenvolvimento Regional

Estradas muitas vezes são o próprio significado do desenvolvimento de um território. A partir da opção rodoviária feita por Whashington Luiz, que iniciou há 101 anos atrás seu governo pautado no lema “ Governar é construir estradas”, com avanços fundamentais como a Rodovia Anchieta e depois como presidente da república a primeira Rodovia Pavimentada do País, a Rio-Petrópolis . São Paulo teve ao longo de sua trajetória avanços fundamentais por gestores de visão. Armando Salles de Oliveira, só do jornal O Estado de São Paulo, fundador da USP e também do Departamento de Estradas e Rodagens do Governo do Estado de São Paulo, o DER, em 1934 foi fundamental para essa historia. A primeira rodovia feita pelo DER foi a SP-050 Rodovia Monteiro Lobato que liga Taubaté a São Jose dos Campos no tradicional e já palco da industrialização Vale do Paraíba.

Passamos por Adhemar de Barros, com o marco da rodovia Anhanguera chegando até o pioneirismo de Mario Covas com os primeiros processo de concessão publica-privada, em um processo de modernização que levou São Paulo a ter hoje 17 das 20 melhores  estradas do País. Com tudo isso, não há nada mais forte e impactante para o desenvolvimento regional das cidades do interior paulista que suas veias e artérias, as rodovias vicinais. Com a sensibilidade do Governador André Franco Montoro, um vasto programa de pavimentação e restauração de vicinais foi lançado ao longo do seu Governo. Depois disso, o Governador José Serra, participante do governo Montoro, fez substanciais investimentos nessa área, causando grande impacto em todo interior paulista.

O investimento em vicinais traz a tona a vertente municipalista que pulsa nas veias do povo de São Paulo, e do seu governador. A noção de que o povo não é da cidade ou do estado, separando responsabilidades de investimentos, mas sim, de que forma os dois podem juntos melhorar a qualidade de vida da população. Investir sim em modernos metrôs nos grandes centros, mas sem deixar de lado o povo dedicado do interior paulista. Ao criar a Secretaria de Desenvolvimento Regional, carinhosamente apelidada de Secretaria do Interior, o Governador me deixou a clara orientação de que no nosso estado não existe município pequeno ou grande, de classe A ou B, governado por partido aliado ou adversário. Perante os olhos da nossa gestão, a população dos 645 municípios de São Paulo merece o mesmo respeito e dedicação.

Com isso, o Governador João Doria, com o atributo basilar de um homem público, a coragem, fez as reformas necessárias para superar um momento de crise sem precedentes em nossa história e iniciar superando os limites do conhecido até então, o maior programa de investimentos em rodovias vicinais da história do estado de São Paulo, o Novas Estradas Vicinais. São mais de 2.5 Bilhões de reais investidos em mais de 3 mil kms , gerando mais de 15 mil empregos, recuperando e pavimentando nossas vicinais. Conectar pessoas, facilitar acessos a hospitais e escolas. Escoar a produção, facilitar a chegada no posto de trabalho. Fomentar o Turismo e a acessibilidade, reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito. Um programa fundamental para o Desenvolvimento do nosso estado que nos  traz a reflexão de que em tempos de superação de uma pandemia como a que vivemos, governar é muito mais do que construir estradas. Governar é trazer esperança e construir as pontes necessárias para a vitória inexorável do Brasil.

Comunicação / Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Regional

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00