Recadastramento de aposentados é suspenso até 30 de junho

24/05/2021 15h10

Estão suspensas também as visitas técnicas para comprovação de vida

Publicado em 24/05/2021 – 10:24 Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Ministério da Economia publicou, no Diário Oficial da União de hoje (24), uma instrução normativa que suspende até 30 de junho a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. De acordo com a Instrução Normativa nº53, está suspensa também a realização de visitas técnicas para comprovação de vida.

A suspensão dessa exigência é uma das medidas de proteção previstas para o enfrentamento à pandemia, entre as orientações dirigidas a órgãos e entidades do Sistema de Pessoal da Administração Pública Federal. O Ministério da Economia ressalta que essa suspensão não se aplica ao recadastramento de aposentados pensionistas ou anistiados políticos cujos pagamentos já estejam suspensos.

Encerrado o prazo citado pela instrução, os beneficiários que tiverem sido dispensados da realização de comprovação de vida durante o período de suspensão “deverão realizar o recadastramento anual nos termos de que trata a Portaria nº 244, de 2020, e a Instrução Normativa nº 45, de 2020”, detalha o documento.

As Unidades de Gestão de Pessoas dos órgãos do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec) poderão, durante o período de suspensão, receber solicitações de restabelecimento excepcional dos pagamentos de proventos e pensões suspensos dos aposentados, pensionistas ou anistiados político.

Encerrado o período de suspensão da exigência de recadastramento, o beneficiário deverá realizar a comprovação de vida para continuidade do pagamento de proventos e pensões e recebimento de eventuais retroativos.

Edição: Maria Claudia
Foto: Macello Casal
Fonte: Agência Brasil

Prefeitura de Adamantina realiza reunião do CMDCA para fortalecimento das políticas voltadas à infância e adolescência

29/04/2026   16h42 A Prefeitura de Adamantina realizou, nesta terça-feira, 29 de abril de 2026, a reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e

Prefeitura de Adamantina promove encontro com contadores dando continuidade a campanha “Imposto de Renda do Bem”

29/04/2026   16h36 A Prefeitura de Adamantina realiza nesta quinta-feira, 30 de abril, às 8h, no Lar dos Velhos, um encontro especial com contadores dos escritórios

Prefeitura de Adamantina orienta sobre ampliação da estratégia de vacinação contra a dengue

29/04/2026   16h23 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa a ampliação da estratégia de vacinação contra a dengue com a

00:00