Professores da rede estadual e municipal são capacitados para desenvolverem a escuta especializada

10/06/2021 13h52

Após a criação do “Protocolo da Rede Municipal de Proteção à Criança e ao Adolescente em situação de risco e escuta especializada”, a Secretaria de Assistência Social deu início a capacitação da rede de educação municipal e estadual para implantação da escuta especializada.

A escuta especializada consiste em atender e ouvir a criança vítima de qualquer tipo de violência que pode ser negligência, abandono, violência psicológica, bullying, violência física, sexual, institucional e testemunhal.

Em cada unidade escolar, é preciso que exista um espaço destinado ao acolhimento. Além da educação, já foram capacitados ano passado toda a rede socioassistencial do município e os integrantes da secretaria de saúde.

Essa ação é necessária para que o enfrentamento de situações de violência contra a criança e o adolescente sejam desenvolvidas em rede, contando com a participação da Assistência Social, Educação, Saúde e Conselho Tutelar.

Além das equipes das secretarias municipais, a ação ainda vai integrar advogados, OAB, equipes da Delegacia de Defesa da Mulher, do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Até outubro, 216 professores da rede de educação municipal e estadual estarão capacitados e certificados. Conforme explica a secretária de assistência social, Andreia Regina Ribeiro, a ação é de fundamental importância para a proteção das crianças e dos adolescentes.

“Gostaria de agradecer a todos envolvidos na capacitação bem como o apoio das secretarias da saúde e de educação, pois essa integração é de suma importância para o trabalho em rede e para a concretização das ações preconizadas no protocolo”, finaliza.

Foto –  Secretaria de Assistência Social deu início a capacitação da rede de educação municipal e estadual para implantação da escuta especializada


PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
                Jornalista Natacha Dominato

FAI leva cursos, vestibular e atrações interativas à Expo Verde 2026

03/09/2026   09h01 Espaço terá orientação acadêmica, inscrições para o vestibular, gravações de podcast e muito mais Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina (FAI)

Prefeitura de Adamantina participa de reunião do COEGEMAS-SP em São Paulo

03/09/2026   09h40 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou, na quarta-feira, 2 de setembro de 2026, de importante reunião

Prefeitura de Adamantina informa fechamento de vias durante a ExpoVerde 2026

03/09/2026   08h31 A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio da Diretoria de Trânsito, informa que, em razão da realização da ExpoVerde 2026, haverá o fechamento

00:00