SP investe R$ 30 milhões para atender alunas da rede estadual com produtos de higiene menstrual

15/06/2021 16h11

Programa Dignidade Íntima assegura prioridade para estudantes em situação de mais vulnerabilidade econômica e social

O Governador João Doria lançou nesta segunda-feira (14) o programa Dignidade Íntima, que vai investir mais de R$ 30 milhões na distribuição de produtos de higiene menstrual a alunas de escolas da rede estadual. A verba será aplicada pela Secretaria da Educação por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola e vai beneficiar, principalmente, estudantes em situação de vulnerabilidade econômica e social.

“Nós temos razões de sobra para respeitar as mulheres, as meninas, as alunas e os direitos que elas possuem. Não pode ser a pobreza, o distanciamento, a vulnerabilidade a limitar a oportunidade de vida, principalmente na escola”, declarou o Governador na cerimônia de apresentação do projeto. “As professoras e diretoras sabem quem precisa ou não precisa de absorventes. E as que precisam, agora terão”, reforçou Doria.

A ONU (Organização das Nações Unidas) estima que uma entre dez meninas no mundo sofre com o impacto da pobreza menstrual na vida escolar. No Brasil, estima-se que a média seja de uma a cada quatro meninas. Em 2014, a ONU reconheceu o direito à higiene menstrual como uma questão de direito humano e à saúde pública.

“As alunas perdem até 45 dias de aula por causa do período menstrual. É um tema que precisa ser tratado com todo o cuidado para que essas alunas não sejam expostas”, destacou o Secretário de Estado da Educação Rossieli Soares.

“Uma atitude tão simples como a compra de absorventes pode mudar a vida de meninas. As escolas que estiverem sensíveis ao tema poderão fazer a diferença na vida dessas meninas e também das educadoras e todas as mulheres que trabalham nas escolas. Todas nós merecemos ter condições dignas, física e psicologicamente, no nosso período menstrual”, afirmou Vivian Clara Marchiori, Diretora da Escola Estadual Capitão Deolindo de Oliveira Santos, em Ubatuba, no litoral norte.

A rede estadual conta com 1,3 milhão de alunas em idade menstrual, entre dez e 18 anos. Desse total, mais de 500 mil possuem cadastro no CadÚnico e são consideradas vulneráveis, enquanto que 330 mil estão em situação de extrema pobreza. Mais de 290 mil alunas são beneficiárias do programa federal Bolsa Família.

O novo projeto da Secretaria da Educação foi planejado para atender todas as alunas da rede estadual, mas priorizando as que estão situação de vulnerabilidade. A distribuição dos produtos será feita de forma a garantir a privacidade das estudantes a partir de boas práticas e sugestões de escolas estaduais. A partir de julho, a pasta irá orientar as equipes escolares para o atendimento.

Dinheiro Direto na Escola

O programa Dinheiro Direto na Escola permite que as escolas estaduais recebam recursos financeiros com mais rapidez e menos burocracia. Os repasses são feitos diretamente às APMs (Associações de Pais e Mestres) para custeio de pequenas reformas, manutenções emergenciais e compra de produtos ou equipamentos de forma mais ágil, contribuindo para a melhoria do ambiente escolar e do ensino.

Com a autonomia de escolher onde será aplicado o dinheiro, as escolas conseguem suprir necessidades mais pontuais e relevantes para a comunidade escolar. Em 2021, o Governo de São Paulo destinou mais de R$ 700 milhões por meio do programa para as unidades de ensino da rede estadual.

 

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00