Governo do Estado assina convênio para instalação da Praça da Cidadania em seis cidades da Grande SP e litoral

03/08/2021 17h15

Iniciativa coordenada pelo Fundo Social de São Paulo destina espaços públicos ao aperfeiçoamento profissional e à participação comunitária de pessoas em situação de vulnerabilidade social

O Governador João Doria assinou nesta terça-feira (3) convênio para a implantação da Praça da Cidadania em seis municípios da Região Metropolitana de São Paulo e litoral, entre eles, Carapicuíba, Cubatão, Itapevi, Itaquaquecetuba, Osasco e Santos. A iniciativa já está presente em Santo André, Guarulhos e na capital, em Paraisópolis.

“Um programa muito importante não apenas por ser uma área de lazer, mas também como uma área para formação da cidadania. Traz a qualificação profissional para permitir que essas pessoas, ao serem qualificadas, possam ter a oportunidade de emprego”, disse Doria.

Com soluções integradas nas áreas de educação, economia e ecologia, as Praças tem como objetivo promover a cidadania e a inclusão social em espaços de extrema vulnerabilidade. O programa oferece mais de 20 cursos profissionalizantes em seis áreas do conhecimento: beleza e bem-estar, moda e arte, gastronomia, informática, construção civil e administração.

Os cursos desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, são voltados para a geração de renda e ao desenvolvimento da economia local. No local, também são ofertados serviços do Centro de Integração e Cidadania (CIC), da Secretaria da Justiça e Cidadania, para emissão de segunda via de documentos.

Praça Aberta de Esporte e Lazer
O programa ainda contempla a melhoria das condições urbanas do território com a implantação de áreas voltadas para o esporte, lazer e convivência. Nas Praças Públicas, são estimuladas a prática de atividades culturais, esportivas e artísticas para uma melhor qualidade de vida e incremento da participação comunitária e integração da população residente naquela comunidade.

O espaço destinado ao lazer, esportes e convivência poderá contar, dependendo de cada projeto, com academia ao ar livre, pista de caminhada e corrida, quadra poliesportiva, quadra de futebol society, quadra de basquete de rua (3×3), área de jogos, parquinho infantil, arena ao ar livre, jardim de chuva e horta comunitária.

Parceria com a iniciativa privada
Para a realização da Praça, o município deve disponibilizar um terreno e providenciar a aprovação legal dos trâmites para instalação do projeto, além de coordenar a mobilização junto à comunidade para adesão à iniciativa. A gestão, manutenção e zeladoria dos espaços públicos após a implantação cabe também à municipalidade.

Para desenvolvimento da ação nos municípios de Cubatão e Itaquaquecetuba, o Governo contou com o apoio, respectivamente, das empresas Ecovias e Ecopistas.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

Bolinha de gude desperta curiosidade e resgata memórias da infância em oficina realizada na Casa Afro

09/10/2026   17h51 Atividade promovida pela Prefeitura de Adamantina reuniu cerca de 50 crianças do IAMA em uma tarde de brincadeiras tradicionais, integração e valorização cultural

Equipe técnica da Prefeitura de Adamantina se reúne para elaborar plano de ação de recuperação da malha asfáltica

09/10/2026   17h43 Trabalho integrado entre secretarias e departamentos municipais, por meio do NTPE, busca definir prioridades, organizar investimentos e estabelecer um cronograma de intervenções nas

Beach Tênis é destaque em Adamantina

09/10/2026   17h26 * editado as 17h39 para correção do texto O evento que teve início da noite de ontem 08/10, está sendo realizado na Arena

00:00