“Nossa Rua” é o novo programa de pavimentação asfáltica do Governo de SP

19/08/2021 18h30

Iniciativa em parceria com municípios paulistas transformará ruas de terra e trará maior qualidade de vida à população

Poeira, lama, buracos e pedras soltas trazem transtorno, danos e até acidentes. As ruas de terra espalhadas pelo estado receberão investimento inédito do Governo do Estado de São Paulo. O Governador João Doria anunciou nesta quinta-feira (19), mais uma iniciativa para a melhoria da infraestrutura urbana dos municípios paulistas. O Programa “Nossa Rua”, lançado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes investirá R$ 200 milhões em pavimentação asfáltica de vias urbanas de terra. O Programa transformará a realidade de muitas cidades e trará mais qualidade de vida à população.

A solenidade contou com a presença do Vice-Governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia e do Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

“Neste programa, para cada real investido pelo município, um real será investido pelo Estado. Isso significa um investimento total de R$ 400 milhões para fazer asfalto, isso é gestão municipalista para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, reforçou Doria.

Durante o Governo João Doria, a melhoria da infraestrutura urbana dos municípios paulistas tem sido prioridade. Sob o comando da Pasta de Desenvolvimento Regional, ao longo de 2019 foram repassados R$ 4,9 milhões, em 2020 R$ 8,1 milhões e R$ 3,5 milhões até agosto de 2021 para pavimentação asfáltica em todo o estado.

O Programa Nossa Rua é uma parceria inédita entre o Governo Estadual e os municípios paulistas para a aplicação igualitária em obras de pavimentação asfáltica. Pela proposta, cada cidade beneficiada terá que investir valor equivalente ao repasse estadual. O investimento do Governo de São Paulo será de R$ 200 milhões em convênios a serem firmados com todos os 645 municípios paulistas.

“Esse é mais um programa de parceria entre o Governo do Estado e os municípios paulistas que investirá R$ 400 milhões em pavimentação asfáltica. Não estamos levando apenas para as vias urbanas de terra, mas qualidade de vida para a população”, frisou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Segundo a Constituição Federal Brasileira de 1988 “é dever das prefeituras municipais promover uma pavimentação de qualidade para as vias urbanas, realizar manutenção, fazer a drenagem para a água da chuva e a sinalização das ruas, investimentos estes que refletem diretamente na economia, saúde e bem estar da comunidade”. Sendo assim, o Governo Estadual irá apoiar os municípios com a execução do programa Nossa Rua.

“É muito difícil calcularmos exatamente quantas vias urbanas de terra sofreram intervenções de pavimentação asfáltica em todo o estado, muitas são inclusas em projetos maiores de infraestrutura urbana, mas podemos observar que, de 2019 para 2020, o investimento estadual neste objeto aumentou de R$ 4,9 milhões para quase R$ 9 milhões. O objetivo é impulsionar as ações e investimentos de pavimentação asfáltica em todos os municípios do nosso estado e aumentar em 10 vezes os valores dos convênios com esse fim”, pontuou a Subsecretária de Convênios com Municípios e Entidades não Governamentais, Ivani Vicentini.

As Prefeituras Municipais serão responsáveis por elaborarem os projetos executivos e a Pasta de Desenvolvimento Regional (SDR) pela formalização do convênio e repasse dos recursos.

O Nossa Rua vai garantir conforto, segurança, valorização dos imóveis, inclusão social e qualidade de vida para a população paulista que vive em municípios com vias urbanas de terra. A falta de pavimentação em ruas e avenidas ainda dificulta a implantação de serviços essenciais, a acessibilidade, traz problemas respiratórios com a poeira em dias secos e de sol, além da lama em dias de chuva.

Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Regional disponibilizou um “QR CODE” para que as Prefeituras Municipais pudessem fazer adesão ao Programa. A adesão poderá ser realizada até as 23h59 desta quinta-feira (19).

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Desenvolvimento Regional

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00