Governo de SP anuncia investimento recorde de R$ 145 milhões em 223 Etecs e 74 Fatecs

01/09/2021 18h16

Ensino técnico terá salas de integração criativa e kit para ensino híbrido; investimento vai equipar 8.672 salas de aula e laboratórios

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (1) investimentos de R$ 145 milhões para modernização das 223 Escolas Técnicas (Etecs) e 74 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Centro Paula Souza, instituição vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O volume de repasses autorizado no Palácio dos Bandeirantes é um recorde para o ensino técnico estadual.

“É um momento histórico para as Etecs e Fatecs do Centro Paula Souza e de transformação das escolas técnicas no estado de São Paulo”, afirmou o Governador. “São Paulo tem o melhor ensino técnico do Brasil. As Fatecs e Etecs são procuradas por empresas e indústrias. Mais de 80% dos alunos saem com empregabilidade garantida porque há credibilidade na formação profissional”, reforçou Doria.

Os recursos serão destinados para compra de kits para o ensino híbrido, montagem de Salas de Integração Criativa com Espaços Maker e obras e reformas em unidades. Ao todo, 8.672 salas de aulas e laboratórios vão receber câmeras, TVs de 65 polegadas, caixas de som, microfones, computadores e tripés. Os equipamentos vão aprimorar o chamado ensino híbrido.

Com esse investimento, o CPS dá um passo importante para continuar sendo referência de ensino técnico, oferecendo recursos e infraestrutura alinhadas ao que há de mais tecnológico no ambiente educacional, como a criação das Salas de Integração Criativa com Espaços Maker.

“É um robusto investimento, ainda para 2021, para modernização de nossas Etecs e Fatecs”, afirmou a Secretária de Desenvolvimento Econômico Patricia Ellen. “O Governador nos pediu para que São Paulo fosse referência não somente no Brasil, mas no mundo, de ensino técnico. Chegaremos somente no técnico integrado, ainda em 2022, a 150 mil alunos e teremos quase 400 mil alunos cursando algum tipo de ensino profissionalizante”, acrescentou.

Todas as Etecs e Fatecs receberão equipamentos para a montagem desses ambientes. Serão notebooks, kits de Arduino, impressoras 3D, scanners 3D, mobiliários, mesa de corte a laser, lousas e TVs de 65 polegadas.

As unidades também vão ter obras e reformas – em 2021, já há 78 serviços em andamento, desde pintura à construção de novas instalações. Uma das primeiras obras é a ampliação e reforma da Etec Prof. Milton Gazzetti, localizada em Presidente Venceslau.

A autorização foi dada no último sábado (28) pelo Vice-Governador Rodrigo Garcia. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na construção de uma quadra poliesportiva coberta e ampliação do refeitório, entre outros serviços. A acessibilidade será reforçada com um elevador e plataforma elevatória, além da adaptação de vestiários, sanitários e escadarias internas.

Dinheiro Direto na Escola
O Governador também assinou o Projeto de Lei que altera a Lei Estadual nº 17.149, de 13 de setembro de 2019, que instituiu o Programa Dinheiro Direto na Escola Paulista (PDDE). O objetivo é estender o programa às APMs (Associações de Pais e Mestres) de unidades administradas pelo Centro Paula Souza, em sintonia com as diretrizes estabelecidas no Decreto Estadual nº 63.809/2018.

O PDDE presta assistência financeira suplementar às escolas da educação básica para melhorias em infraestrutura física e pedagógica. Com a aprovação do PL pela Assembleia Legislativa, o Centro Paula Souza estará autorizado a repassar verbas a 223 APMs mediante crédito em conta bancária específica.

Assessoria de Imprensa
Secretaria Especial de Comunicação

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00