DEMTRAN abre Semana Nacional do Trânsito com treinamento de ocorrência de acidente de trânsito

20/09/2021 16h02

No último sábado (18), teve início a Semana Nacional do Trânsito que segue até o próximo dia 25. Para abrir as ações, foi realizada no Parque dos Pioneiros uma panfletagem de orientação aos motoristas com a participação do Interact Club de Adamantina e, ainda, um treinamento de ocorrência de acidente de trânsito.

A ação contou com a participação do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), da Polícia Militar, da UniFAI, por meio do curso de Enfermagem, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e Tiro de Guerra.

O objetivo da ação foi possibilitar que todos os integrantes da atividade participassem de um treinamento que simulasse uma ação real e que faz parte do cotidiano dos profissionais envolvidos.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, são mais de 300 mil feridos e mais de 30 mil mortes causadas por acidente de trânsito anualmente no Brasil e cerca de 50 milhões no mundo, entre mortos e feridos.

“São números assustadores que podem ser reduzidos com práticas seguras” enfatiza João Vitor Marega, responsável pelo trânsito municipal.

O tema da campanha de 2021 “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas” vem para mostrar exatamente isso. “Com respeito e responsabilidade podemos evitar tantos mortos e feridos no trânsito” diz Marega.

A ocorrência de trânsito “criada” envolveu a batida entre um carro de passeio com um ônibus circular e envolveu cerca de 20 vítimas, sendo três presas nas ferragens do veículo e as demais que estavam no ônibus.

A Polícia Militar chegou ao local para isolar a área, o Corpo de Bombeiros de Adamantina e o Tiro de Guerra atuaram no resgate às vítimas que foram prontamente atendidas pelos alunos do curso de Enfermagem da UniFAI e os casos “mais graves” eram levados para o hospital.

Durante toda a ação de resgate, o Tenente Poli acompanhou o desenvolvimento com uma prancheta e promoveu algumas anotações que são todos os protocolos que precisam ser seguidos.

“O simulado é importante porque nele realizamos uma avaliação referente a tudo que já vem sendo treinado. No sábado, durante o simulado eu acompanhei passo a passo as fases que compõem as ocorrências de salvamento veicular e toda a ação foi bem executada, cumprindo todos os nossos protocolos”, assegura.

Ele ainda acrescenta que por se tratar da Semana Nacional de Trânsito, o simulado chama a atenção da população e tem por objetivo a conscientização, para que todos tomem os cuidados necessários para uma circulação segura, respeito a sinalização de trânsito, não dirigindo após ingerir bebidas alcoólicas, não dirigir enquanto utiliza aparelho celular, entre outros.

“Buscamos, através de ações preventivas, diminuir as chances de ocorrer um sinistro, porém, treinamos diariamente para estar aptos a proporcionar o melhor atendimento quando o sinistro ocorrer”, finaliza.


Programação da Semana Nacional do Trânsito
Na terça-feira (21), às 17h será realizada uma operação de trânsito com a participação da Polícia Militar com entrega de panfletos e conscientização dos motoristas na Avenida Moysés Justino da Silva.

Na quarta-feira (22), uma operação de conscientização também será realizada na Avenida Marechal Castelo Branco.

Na quinta-feira (23) e na sexta-feira(24) a Semana Nacional de Trânsito, contará com a participação da escolinha de ciclismo em parceria com o Lions Clube. Eles participarão de uma aula teórica e no sábado (25), será realizado um passeio ciclístico e serão entregues os certificados aos alunos da escolinha de ciclismo.

Na sexta-feira(24) e no sábado (25) estarão expostas das 16h às 20h imagens da Semana Nacional de Trânsito no Parque dos Pioneiros, encerrando as atividades.

Semana Nacional Do Transito 1Semana Nacional Do Transito 2Semana Nacional Do Transito 3Semana Nacional Do Transito 4Semana Nacional Do Transito 5

Foto 1 – Ação contou com a participação do Departamento Municipal de Trânsito (DEMTRAN), da Polícia Militar, da UniFAI, por meio do curso de Enfermagem, do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Obras e Tiro de Guerra

Foto 2 – Corpo de Bombeiros de Adamantina e o Tiro de Guerra atuaram no resgate às vítimas

Foto 3 – Vítimas foram prontamente atendidas pelos alunos do curso de Enfermagem da UniFAI

Foto 4 – Ocorrência de trânsito “criada” envolveu a batida entre um carro de passeio com um ônibus circular e envolveu cerca de 20 vítimas, sendo três presas nas ferragens do veículo e as demais que estavam no ônibus

Foto 5 – Interact Club de Adamantina promoveu panfletagem de orientação aos motoristas

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
                Jornalista Natacha Dominato

Com financiamento de 50% aprovado, FAI viabiliza formação em Medicina para mais estudantes

22/05/2026   17h26 Novo programa garante a cobertura de metade das mensalidades durante a graduação sem comprometer o orçamento institucional Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP

Profa. Dra. Mayara Moura é destaque no maior congresso de Fisioterapia Cardiopulmonar da América Latina

22/05/2026   16h52 Docente da FAI ministrará palestra no XXII SIFR, em Natal (RN), abordando a implementação prática da reabilitação cardíaca na Atenção Primária à Saúde

Fim de semana será de temporal no Sudeste e chuva intensa no Norte

22/05/2026   18h59 Defesa Civil de SP emitiu alerta para risco de chuva forte e ventos Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil Publicado em

Prefeito de Adamantina recebe visita do presidente licenciado do Confea

22/05/2026   17h32 O prefeito de Adamantina, José Carlos Martins Tiveron, recebeu a visita do presidente licenciado do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius

00:00