Professora da UniFAI participa de Congresso Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo

18/11/2021 13h10

Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon-Santos atuou como participante, apresentadora de trabalho e presidente de mesa redonda

 Por Priscila Caldeira

A docente do curso de Psicologia do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof.ª Ma. Ana Vitória Salimon-Santos, participou remotamente do XV Encontro Luso-Brasileiro de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo, XIII Congresso Brasileiro de Psicanálise das Configurações Vinculares, XX Congresso Nacional da Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo (SPGPAG) e XIV Jornada da Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo (SPAGESP).

Com o tema Ressignificação dos vínculos em tempo de múltiplas incertezas, os eventos organizados pela Sociedade Portuguesa de Grupanálise e Psicoterapia Analítica de Grupo ocorreram via Plataforma Zoom de 22 a 24 de outubro.

Ana Vitória atuou como participante, apresentadora de trabalho e presidente da mesa redonda de Vínculos Familiares. “A participação no congresso luso-brasileiro foi muito gratificante. As respeitáveis instituições envolvidas congregam profissionais e pesquisadores que são referências importantes para os estudos de grupo numa visão social implicada da Psicanálise. Além dos conhecimentos e trocas de experiências e afetos, o mesmo ocorre totalmente através de técnicas grupais o que permite não só dialogar, mas vivenciar e refletir os processos grupais”, avalia.

Apresentação de trabalho
Em coautoria com Lazslo Antonio Ávila, da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) e Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME) e Juliana Bredemeier, do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, o trabalho apresentado foi “Contribuições da Psicanálise das configurações vinculares para reflexões sobre o suicídio e sua prevenção” na Mesa Redonda: O pensar grupal na tomada de consciência das diversas formas de violência.

Trata-se de uma revisão narrativa sobre a compreensão de teorias que enfocam os vínculos entre as pessoas, especialmente a teoria psicanalítica das configurações vinculares, e as contribuições para compreensão do suicídio e possibilidades de prevenção por meio de tecnologias leves em saúde.

A pesquisa é um recorte do trabalho de conclusão da especialização em Intervenção na Autolesão, na Prevenção e Posvenção do Suicídio inspirado a partir da experiência da autora com a Rede Promover Vida e grupos.

Atualmente a professora está vinculada como membro-aluna do Núcleo de Estudos em Saúde Mental e Psicanálise das Configurações Vinculares (NESME), cursando aprimoramento em Coordenação e Manejo de grupos em diferentes contextos, com o objetivo de agregar qualidade às suas práticas profissionais.

Na UniFAI, Ana Vitória coordena o Serviço de Atenção Psicopedagógico e Psicossocial (SAPP) e o Núcleo de Psicologia (NUPFAI). Atua na docência, supervisão de estágios e articulação da Rede Promover Vida.

Os anais do congresso estão disponíveis em 
https://nesme.com.br/anais2021.pdf

 

 Fotografias: Arquivo Pessoal

Professora Da UniFAI Participa De Congresso 2Professora Da UniFAI Participa De Congresso

 

– Prof.ª Ana Vitória coordena o SAPP e o NUPFAI, supervisiona estágios e é articuladora da Rede Promover Vida

– No Congresso Luso-Brasileiro, Ana Vitória atuou como participante, apresentadora de trabalho e presidente da mesa redonda de Vínculos Familiares

 

Central de Comunicação
Diretor de Comunicação 
Daniel Torres – MTb: 51.540/SPRedaçãoPriscila Caldeira – MTb.: 8.148/PRCentro Universitário de Adamantina (UniFAI)

FAI entra em recesso de fim de ano a partir de 20 de dezembro

18/12/2025    16h24 Atividades retornam no dia 5 de janeiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina entrará em recesso das atividades administrativas a partir deste

Egresso de Agronomia da FAI conquista 4º lugar em Mestrado na Unesp de Ilha Solteira

18/12/2025    16h15 Mateus Eduardo do Rio desenvolverá pesquisas na linha de Ecofisiologia, com foco no uso de reguladores hormonais em culturas agrícolas Por Gustavo

Vivaleite ultrapassa 1,4 milhão de litros distribuídos na região de Presidente Prudente em 2025

18/12/2025   17h43 Governo de São Paulo destinou R$ 7 milhões para garantir a entrega do leite em municípios da região O Vivaleite, maior programa de

00:00