Memória e Música: Aproximação mais do que necessária!

15/12/2021 17h35

Sérgio Barbosa / UniFAI

Colaboração: profa. Dra. Izabel Castanha Gil.

Deve-se registrar inicialmente que atualmente o cenário está um tanto quanto complicado quanto ao Debate com temas e temáticas relacionados com as áreas da Memória na perspectiva da História.

Entretanto, apesar dos pesares, continuam ocorrendo diversas atividades envolvendo o contexto plural dos (as) Artistas em geral, portanto, tais propostas devem ter o merecido apoio para uma aproximação com a comunidade em nível “regiocal”, ou seja, do regional para o local neste tempo novo tempo que se chama hoje.

Nesta quinta-feira, 16, a partir das 21h, na Praça “Élio Micheloni” de Adamantina, estará ocorrendo um evento mais do que especial para todos (as) que marcarem presença no local, assim, o Lançamento do “2º. Álbum Musical Regional” com muitas Histórias e Memórias em notas musicais.

Apoio cultural

As atividades relacionadas com a promoção e execução do evento, contam com o Apoio de diversas instituições, a saber: UniFAI, Rádio Cultura FM, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, ETEC “Prof. Eudécio Luiz Vicente” e Rede de Educação Ambiental da Alta Paulista (REAP).

Desta forma, a realização desta apresentação está mais do que referenciada em nível de importância para todos (as) os (as) participantes como artistas e público, haja vista que a musicalidade regional estará fazendo a diferença por meio da memoria histórica.

Letras, poemas e músicas

Trata-se de uma proposta inédita, tendo em vista a presença de letristas de diversas cidades que escreveram poemas com o objetivo de registrarem experiências, memórias, personagens, paisagens naturais e outros olhares.

Portanto, são identidades da Nova Alta Paulista que foram registradas neste “Álbum Musical Regional”, ainda, com a participação de “Cida Ajala”, autora das composições musicais de 12 poemas, ainda, do padre Domingos de Jesus, autor e compositor de dois poemas.

História e memória regional

A ideia de criação de um álbum musical surgiu em 2020, quando as atividades presenciais do Projeto Talentos e Produtos Regionais da Nova Alta Paulista (PRENAP) estavam suspensos devido à pandemia Covid-19. Entre as várias ações empreendidas em 2019, uma comissão de especialistas coordenou a criação e o lançamento da 1ª Antologia de Contos, Crônicas e Poesias Regionais, reunindo 85 obras inéditas de 55 autores de 12 cidades.

Durante o isolamento social, com a interrupção das ações, o grupo passou a fazer parte do projeto Musicando Sua Poesia, de Cida Ajala, cujo resultado foi o lançamento do 1º álbum, em dezembro do ano passado.

Para conhecer as obras inéditas, acesse https://open.spotify.com/album/2BNMtRVXpO5iPyjeZ4t2Db

Criação musical e latitude 21

A criação dos álbuns musicais pauta-se na economia criativa como uma das estratégias para a construção do território criativo Latitude 21 Nova Alta Paulista.

A expressão “latitude 21” advém de um fato geográfico curioso: as 30 cidades que compõem a Nova Alta Paulista localizam-se no paralelo 21 Sul, inspirando o registro de domínio do nome e o seu uso em várias iniciativas, inspirando a criação de uma marca regional.

Também, deve-se destacar a participação dos (a) Escritores (as) de Adamantina que receberam o presente de terem seus poemas musicados, a saber: Aline Valente Nunes Borro; Esmeraldo Pereira; Izabel Castanha Gil; João Passarinho e Laís Olmo da Silva.

Ainda, diversos (as) letristas que cursaram ou estão cursando graduação na UniFAI, portanto, o envolvimento dos (as) acadêmicos (as) está em sintonia com o desenvolvimento das atividades mediadas pelas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão, a saber: Bruno Rondon Martielo (História/Tupã); Laís Olmo da Silva (Biomedicina/Adamantina); Luan Calderaro Costa (diplomado Geografia/Tupã); Victor Hugo Silva Souza (diplomado em História/Pauliceia) e Prof.ª Izabel Castanha Gil (docente nos cursos de Geografia, História e Ciências Econômicas/Adamantina).

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb: 51.540/SP
Redação
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI)

FAI entra em recesso de fim de ano a partir de 20 de dezembro

18/12/2025    16h24 Atividades retornam no dia 5 de janeiro Por Jéssica Nakadaira O Centro Universitário de Adamantina entrará em recesso das atividades administrativas a partir deste

Egresso de Agronomia da FAI conquista 4º lugar em Mestrado na Unesp de Ilha Solteira

18/12/2025    16h15 Mateus Eduardo do Rio desenvolverá pesquisas na linha de Ecofisiologia, com foco no uso de reguladores hormonais em culturas agrícolas Por Gustavo

Prefeitura de Adamantina informa que haverá alteração do funcionamento de todas as unidades básicas de saúde somente na segunda-feira (22)

18/12/2025   14h59 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que excepcionalmente na segunda-feira (22), todas as unidades de saúde do município

00:00