Governo de SP abre licitação para implantar o programa Carbono Zero nas Rodovias Paulistas

17/02/2022 16h21

Governo de SP abre licitação para implantar o programa Carbono Zero nas Rodovias Paulistas

DER vai investir R$ 24,7 milhões para controlar emissão de gases poluentes; desde 2020, grupo de estudos criado pela Secretaria de Logística estuda net zero

São Paulo, 17 de janeiro de 2022 – A Secretaria de Logística e Transportes e o DER dão o start nesta quinta-feira (17) ao programa do Governo de SP Carbono Zero nas Rodovias Paulistas. Com investimento de R$ 24,7 milhões, o Departamento de Estradas de Rodagem abre hoje os envelopes da licitação que vai contratar empresas de engenharia especializadas no tema.

A concorrência tem como principal objetivo escolher um consórcio para ajudar a SLT e o DER a planejarem e executarem um programa de controle a emissão de gases causadores do efeito estufa nos 22 mil quilômetros de rodovias do Estado. Para isto, o Governo de SP vai desenvolver métodos para aferição destas emissões em caminhões e ônibus, além da análise dos lixos recolhidos em estradas e queimadas nas faixas de domínio. O plano também prevê campanha de educação e conscientização dos motoristas.

Em 2020, a SLT criou o grupo de estudos em net zero – nome em inglês para carbono zero –, que faz discussões intergovernamentais sobre o tema e auxilia o DER na confecção da licitação e de políticas sobre o tema. O programa Carbono Zero vai servir inclusive para as estradas concessionadas – em SP, são 13,4 mil kms de rodovias estaduais e 8,8 mil de vias privadas.

“Esta ação comprova o protagonismo do Estado de SP na agenda climática. A licitação apenas coroa o que planejamos desde 2019, sem negacionismo e cumprindo o papel que nos cabe: proporcionar maior qualidade de vida a todos os usuários das rodovias estaduais”, afirma João Octaviano Machado Neto, secretário estadual de Logística e Transportes.

Para o superintendente do DER, Edson Caram, o DER realiza obras em diversas regiões do Estado também para aumentar a segurança de todos. “Com o programa Carbono Zero mostramos que a nossa preocupação vai além do que melhorar a qualidade do asfalto. Pensamos na preservação do meio ambiente.”

Próximos passos

O edital para a licitação foi publicado no DO em 31 de dezembro. Para a abertura dos envelopes, o DER realiza uma sessão pública em dia 17 de fevereiro, às 10h. O edital está disponível no link http://www.imprensaoficial.com.br.

A versão completa contendo as especificações, desenhos e demais documentos técnicos relacionados à contratação pode ser obtida na sede da Secretaria de Logística e Transportes ou no site do DER (www.der.sp.gov.br)

Campanhas da ONU
São Paulo foi o primeiro Estado a assumir, por decreto, o compromisso com as campanhas da ONU Race to Zero e Race to Resilience. As ações visam o engajamento de governos, empresas, investidores, acadêmicos e lideranças da sociedade civil para zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050.

Para isso foram fixadas novas metas e soluções para energias renováveis, restauração florestal, agricultura de baixo carbono, bioeconomia, proteção da biodiversidade, controle e prevenção da poluição, qualidade do ar, transportes sustentáveis, segurança hídrica, saneamento ambiental, municípios resilientes e cidades sustentáveis.

Secretaria de Logística e Transportes

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00