GOVERNO DE SÃO PAULO INICIA OPERAÇÃO CARNAVAL E PREVÊ MOVIMENTO DE MAIS DE 4,6 MILHÕES DE VEÍCULOS

23/02/2022 1659

De sexta-feira (25/02) até quarta-feira (02/03), a Secretaria de Logística e Transporte e a ARTESP  promovem reforço operacional para absorver o aumento do fluxo de veículos nas principais rodovias

São Paulo, 23 de fevereiro  de 2022 – A Secretaria de Logística e Transportes, por meio do DER, e a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo iniciam a “Operação Carnaval”, com medidas para garantir segurança, conforto e minimizar os impactos do fluxo de veículos mais intenso, entre os dias 25/02 até 02/03. A expectativa é que mais de 5 milhões de veículos percorram as principais rodovias concedidas e do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) no Estado.

“Essa operação é fundamental para garantir a qualidade do tráfego no feriado e também para assegurar a circulação a contento das pessoas que utilizam nossas vias”, afirma o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto.

O feriado do Carnaval tem como histórico o aumento no tráfego rodoviário nas principais rodovias estaduais com origem na capital paulista, especialmente em direção à região litorânea do Estado. As empresas que administram o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) e a Rodovia dos Tamoios preveem como medida adicional o aumento de recursos operacionais, como guinchos e inspeção de tráfego, além da reversão de pistas como a operação 7×3 no SAI e 2×1 na Serra dos Tamoios, em função do maior trânsito de veículos nas rodovias estaduais que dão saída da capital paulista em direção à região litorânea.

Infraestrutura de apoio reforçada

A ARTESP monitorará toda a operação a partir do Centro de Controle de Informações (CCI), de onde é possível acompanhar em tempo real o tráfego, por meio de câmeras (CFTV’S), telefones de emergência (call box), aplicativos de mensagens e redes sociais. Já a SLT vai disponibilizar aos usuários, nas Unidades Básicas de Atendimento (UBAs), veículos utilitários e de apoio, guinchos leves e pesados, e caminhonetes de inspeção distribuídos nas principais vias do Estado.

Aproximadamente 5 milhões de veículos devem circular pelas principais rodovias que têm acesso ao litoral e ao interior, em sua maioria partindo da capital de São Paulo – com exceção da Tamoios, que faz a interligação entre o Vale do Paraíba e o Litoral Norte. A previsão é de aumento no fluxo a partir da tarde de sexta-feira (25/02), durante todo o sábado (26/02) e domingo (27/02), sentido litoral. Já na volta do feriado, a previsão é de tráfego intenso a partir de segunda-feira (28/02), durante todo o dia, sentido capital. Na terça-feira (01/03), o fluxo deve ser intenso, sentido capital, ao longo do dia todo e, na quarta-feira (02/03), maior volume de veículos à tarde e à noite.

Serão reforçados o monitoramento das pistas, a operação e os serviços de atendimento médico e mecânico, as mensagens de alerta nos painéis nas rodovias concedidas. Também estão previstos reforços nas equipes do Serviço de Atendimento ao Usuário, Centro de Controle Operacional (CCO) e praças de pedágio, além da implantação de operação “papa-fila” (de cobrança da tarifa por agentes da chegada à cabine), para acompanhar o aumento do tráfego e minimizar o congestionamento.

Cuidados redobrados

“É necessário prudência e atenção de todos os motoristas durante o feriado de carnaval. A ARTESP e as concessionárias do Programa de Concessão Rodoviárias vão realizar diversas operações de reforço nas estradas para garantir o máximo de conforto e segurança a quem vai aproveitar os dias de folga”, reforça Milton Persoli, diretor geral da ARTESP.

As concessionárias reguladas pela ARTESP também manterão a Operação Visibilidade, que consiste no posicionamento de viaturas operacionais em pontos estratégicos, para permitir maior agilidade no atendimento, além de garantirem melhores condições de conforto e segurança aos usuários que trafegam pelas rodovias estaduais.
A operação especial em função do feriado de carnaval também contempla o Rodoanel, tanto nos trechos Leste e Sul – operados pela concessionária SPMar, quanto no trecho Oeste, sob gestão da concessionária CCR Rodoanel. Vale ressaltar que não foram computados os dados de tráfego neste trecho, uma vez que o Rodoanel Mário Covas é uma via de passagem para outras rodovias.

MOVIMENTAÇÃO NAS PRINCIPAIS VIAS

Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Até 480 mil veículos devem seguir para o litoral usando as rodovias Anchieta (SP-150) e Imigrantes (SP-160) durante todo o feriado de carnaval.

Na Rodovia dos Tamoios, cerca de 179,7 mil veículos devem utilizar as pistas rumo ao Litoral Norte, em todo período. Com o aumento do tráfego, será realizada a operação descida.

A previsão na Ayrton Senna/Carvalho Pinto é de que 1.165.865 veículos passem pelas quatro praças de pedágio do corredor, nos dois sentidos, entre sexta-feira (25) e quarta-feira (02).

Sistema Anhanguera-Bandeirantes. A estimativa é de que 910 mil veículos circulem pelo sistema, entre saída e chegada à capital. Horários de maior movimento: sexta-feira, 25 de fevereiro, das 16 às 20 horas; sábado, 26 de fevereiro, das 9 às 11 horas; e na terça-feira, 01 de março, das 15 às 20 horas.

O Sistema Castello Branco-Raposo Tavares deve receber 693 mil veículos. Na sexta-feira (25/02,) a previsão da CCR ViaOeste é que o fluxo de veículos seja maior entre 16 e 20 horas. No sábado (26/02), o movimento deve ser intenso das 9 às 11 horas. No retorno, a estimativa é de maior fluxo no sentido capital na quarta-feira (02/03), das 15 às 20 horas

RODOVIAS DO DER

SP 270 – (RODOVIA RAPOSO TAVARES) – 485.960 mil veículos

SP 055 – LITORAL SUL (PADRE MANOEL DA NÓBREGA) – 317.473 mil veículos

SP 098 – (MOGI- BERTIOGA – RODOVIA DOM PAULO ROLIM LOUREIRO) – 84.537 mil veículos

SP 125 – (RODOVIA OSWALDO CRUZ) – 52.677 mil veículos

SP 055 – LITORAL NORTE (RODOVIA CÔNEGO DOMÊNICO RANGONI) – 198.377 mil veículos

Secretaria de Logística e Transportes

FAI lança Programa de Pagamento Incentivado (PPI) com até 100% de desconto em multas e juros

26/06/2026   17h20 Programa oferece parcelamento em até 60x com descontos escalonados Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP O Centro Universitário de Adamantina – FAI criou

Ex-aluna de Nutrição da FAI se destaca na área de Infectologia e Pesquisa Clínica em Botucatu

26/06/2026   16h52 Milena dos Santos Mantovani se formou na FAI em 2013 e hoje atua no atendimento a pacientes com patologias infecciosas, na liderança de

Alunos da Fatec Adamantina mergulham no universo das imagens de satélite em minicurso de Sensoriamento Remoto

26/06/2026  17h35 O minicurso teve como foco preparar os estudantes para um futuro projeto de extensão   Por Assessoria de Imprensa Nos dias 22, 23

Operação da Energisa identifica desvio de 200 mil kWh de energia em estabelecimentos comerciais de Prudente

26/06/2026   17h28 Durante dez dias, equipes da concessionária, com apoio das polícias Militar e Civil, realizaram inspeções em imóveis com suspeitas de irregularidades no consumo

00:00