Contran consolida normas para fiscalização por videomonitoramento, mas fiscalização não ocorrerá pelas câmeras de vigilância, garante PM

27/04/2022 14h54

Cinco cidades da região possuem sistema de videomonitoramento disponível para prevenção criminal a disposição da Polícia Militar

Everton Santos

Depois de muito debate, inclusive no âmbito judicial, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 909/22 que consolida normas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento.

Conforme a norma, publicada no Diário Oficial da União, a autoridade ou o agente da autoridade de trânsito, exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas.

A Resolução não exclui nenhuma infração relacionada à normas gerais de circulação e conduta que não seja possível flagrar por videomonitoramento. Ainda de acordo com a norma, somente será possível realizar a fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento em vias que estejam com devida sinalização para esse fim.

Mas, segundo a Seção de Comunicação Social do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior (25º BPM/I), a fiscalização não será realizada por meio do sistema de câmeras de segurança dispostas em pontos estratégicos de Adamantina e instaladas a partir de uma parceria entre o Poder Judiciário, Prefeitura Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar.

Em resposta ao Diário, a corporação garantiu que a norma não será aplicada na região, “uma vez que o sistema de videomonitoramento existentes em algumas cidades da circunscrição do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior são para fins de prevenção criminal e pronta resposta para delitos ocorridos”.

Ainda de acordo com a PM, na região as cidades de Adamantina, Pacaembu, Flórida Paulista, Irapuru e Osvaldo Cruz possuem sistema de videomonitoramento disponível para prevenção criminal a disposição da Polícia Militar. As câmeras foram instaladas principalmente na região central das cidades e vias de acesso aos municípios.

“Importante consignar que a Resolução Contran nº 909/2022 estabelece que a autoridade ou o agente de trânsito deve estar exercendo a fiscalização remota por meio de sistemas de videomonitoramento, poderão autuar condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas “online” por esses sistemas (art. 2º)”, destaca a nota encaminhada ao Diário.

“Nesse sentido, apenas é possível, segundo a referida norma de trânsito, elaborar autuação de trânsito se houver fiscalização remota “online”, enquanto que o sistema de videomonitoramento instalado em algumas cidades de nossa região possuem outra finalidade, voltada para a prevenção criminal e não para fiscalização remota de trânsito, ou seja, não há, de forma ininterrupta, monitoramento online”, complementa a corporação.

A Seção de Comunicação Social do 25º BPM/I ressalta ainda que, consoante o artigo 3º da referida resolução, a fiscalização de trânsito mediante sistema de videomonitoramento somente poderá ser realizada nas vias que estejam devidamente sinalizadas para esse fim.

Após a formalização de convênios específicos e a devida regulamentação do novo sistema, a corporação acredita que a fiscalização remota poderá refletir na segurança viária, inibindo ações abusivas de usuários da via pública, “haja vista que se trata de mecanismo voltado para prevenção criminal e para pronta resposta no caso de crimes ocorridos, inclusive para delitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro”.

Everton Santos
Jornalista
Jornal Diário do Oeste

Alunos de Engenharia Civil da FAI desenvolvem projetos para as entidades em parceria com a AEAANAP

12/12/2025    16h25 No dia 6 de dezembro, estudantes, profissionais e autoridades participaram de um estudo de casos realizado na sede da AEAANAP Por Jéssica

Energisa -Nota à Imprensa – chuva forte na região

12/12/2025   16h19 A Energisa informa que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia para os clientes afetados pela forte chuva que caiu na região,

Papai Noel chegará em Adamantina na segunda-feira (15) no Paço Municipal

12/12/2025    16h16 Musical “Natal Brasileiro” será apresentado no dia 18 de dezembro no Parque dos Pioneiros; alteração é decorrente da condição climática prevista para

00:00