Adamantina – Eleitor tem até quarta-feira para requerer e transferir o título
29/04/2022 15h18
Para atender aos eleitores, o Cartório Eleitoral da 157ª Zona Eleitoral da Comarca de Adamantina atende em horário especial
Da redação
O prazo determinado pela Justiça Eleitoral para requisição, transferência ou atualização do título eleitoral para as Eleições 2022 termina na próxima quarta-feira, dia 4. A data-limite também vale para eleitores que pretendem alterar o seu local de votação.
O alerta é da chefe do Cartório Eleitoral da 157ª Zona Eleitoral da Comarca de Adamantina, Ariane Mazzo, que em entrevista ao jornalista Ricardo Bispo, da TV Folha Regional, recomendou aos eleitores que não deixem para fazer a regularização para o último dia.
Para atender a demanda, o Cartório Eleitoral da 157ª Zona Eleitoral da Comarca de Adamantina ampliou o horário de funcionamento, atendendo inclusive em sistema de plantão, neste final de semana. Hoje e amanhã, haverá atendimento das 11h às 17h. Já nos dias 2, 3 e 4 de maio o expediente será das 9h às 18h.
A chefe do Cartório de Adamantina, Ariane Mazzo, ressalta que além destes horários extras todos os serviços estão disponíveis no site www.tre-sp.jus.br/eleitor/atendimento-online. “Pode se alistar qualquer cidadão com 16 anos completos ou a completar até a data da eleição (2 de outubro) e, no caso dos homens, que apresente a quitação do Serviço Militar. É importante ainda informar que aquelas pessoas que não tiram o título no momento adequado ficam sujeitos ao pagamento de multa pelo alistamento tardio, além de ficarem proibidas de participar de concursos públicos, tirar passaporte, entre outras pendências documentais”, alertou.
Ariane também fez questão de deixar claro que aquelas pessoas que não fizeram a biometria poderão votar normalmente no pleito deste ano. “Vivemos em uma democracia, onde o poder emana do povo, então, votar é a oportunidade de você escolher o seu representante nos governos. Por isso é fundamental que todos se alistem ou regularizem o seu título para que possam participar desse processo democrático que são as eleições”, enfatizou.
Eleitores Aptos
Em toda a área da 157ª Zona Eleitoral de Adamantina, segundo levantamento solicitado pelo Diário, mais de 11 mil eleitores estão em situação irregular em três cidades.
Apenas em Adamantina, 8.343 eleitores estão com seus títulos cancelados. Já na cidade de Flórida Paulista são 2.280 eleitores em situação irregular e 830, em Mariápolis.
Adamantina é o maior colégio eleitoral da microrregião, com 23.011 eleitores aptos, 8 locais de votação e 85 sessões. A cidade de Flórida Paulista possui 6.727 mil eleitores aptos, 3 locais de votação e 25 sessões, e Mariápolis conta com cerca de 2.633 votantes, 2 locais de votação e 10 sessões.
Voto em trânsito
A chefe do Cartório explicou ainda que por se tratar de eleições gerais – ou seja, serão escolhidos presidente, governador, deputados estaduais, deputados federais e senadores –, se a pessoa não souber que não estará no seu domicílio eleitoral no dia 2 de outubro, é possível que se habilite para votar em trânsito, porém, isso é disponibilizado apenas nas capitais brasileiras ou nos municípios com mais de 100 mil eleitores. O prazo para requerer esse direito é até 18 de agosto.
Segurança
Um dos assuntos mais questionados e respondido com firmeza por Ariane diz respeito à segurança das urnas eletrônicas. “A urna eletrônica é extremamente segura. Uma questão que sempre surge e é preciso ser esclarecida: A afirmação de que somente o Brasil usa urna eletrônica. Isso não é verdade, porque mais 46 países utilizam urna eletrônica”, destaca a chefe do cartório eleitoral.
Ariane ainda acrescentou: “É um sistema extremamente seguro e confiável, além de passar por muitas verificações e muitos processos de checagem, não só da urna, mas, também, dos sistemas que funcionam dentro dela. Importante esclarecer também que a urna não é um computador com acesso à internet e não pode ser raqueada ou invadida durante a votação. Trata-se de um aparelho eletrônico ligado apenas na energia. Ou seja, não está suscetível a ataques externos, nem a ser aberta ou acessada durante a votação”.
Serviço
O Cartório Eleitoral da 157ª Zona Eleitoral da Comarca de Adamantina fica localizado na Alameda Fernão Dias, nº 219 – centro. Mais informações pelo telefone (18) 3522-3470.
Foto: Arquivo Pessoal
A chefe do Cartório da 157ª Zona Eleitoral
da Comarca de Adamantina, Ariane Mazzo
Fonte: Diário do Oeste