Clínica Veterinária da UniFAI recebe visita de alunos de escolas estaduais

17/05/2022 18h09

Além de conhecer as instalações da CliVet, estudantes receberam mais informações sobre o curso de Medicina Veterinária

Por Prof. Dr. Alexandre Wolf
Revisado por Daniel Torres

Alunos da Escola Estadual “Osvaldo Martins”, de Osvaldo Cruz, integrante do Programa de Ensino Integral (PEI) e, também, da Escola Estadual “Prof. Durvalino Grion”, de Adamantina, visitaram as dependências da Clínica Veterinária (CliVet) do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), nos últimos dias 5 e 6 de maio respectivamente.

Os alunos do 6º e º anos, integrantes da Eletiva Mundo Pet, da escola Osvaldo Martins, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências com relação ao seu projeto de vida, conhecendo a profissão médico veterinário e as instalações do curso de Medicina Veterinária da UniFAI. Além de conhecer as instalações do Centro Universitário, os discentes receberam orientações do médico veterinário e coordenador do curso, Prof. Dr. Alexandre Wolf, que trouxe conhecimentos sobre a imensa possiblidade de campos de trabalho, média salarial e as relações existentes entre a Medicina Veterinária, os tutores dos animais e o meio ambiente. Essa visita teve o acompanhamento das professoras responsáveis Tamires Polli e Érica Udo.

Da mesma forma, os alunos do 5º ao 9º anos, integrantes da matéria da base diversificada (Eletiva), da escola Grion, também tiveram esse mesmo contato com o conhecer da profissão de médico veterinário e a estrutura da UniFAI. As professoras Silvia Regina Mantovani Gomiéris, Regina Cavaccini e Rosângela Sanches acompanharam os alunos na visita.

Segundo o documento de formação docente (https://inova.educacao.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/Perguntas-Orientadoras-Eletivas-07_02.pdf), “as disciplinas Eletivas nas Escolas de Ensino Integral podem ser consideradas como um caminho de diversificação das experiências escolares, com o objetivo de aprofundar, enriquecer e ampliar os estudos relativos às áreas do conhecimento contempladas na base nacional comum”.

“Desse modo, o objetivo dessa eletiva é possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecer mais a fundo as diversas profissões relacionadas a área da saúde e bem-estar, assim como enriquecer seu conhecimento, além de ampliar, diversificar e aprofundar conceitos, procedimentos ou temáticas de uma disciplina ou área de conhecimento, favorecendo a aquisição de competências específicas para a continuidade dos estudos e principalmente para a inserção e permanência num futuro mercado de trabalho”
(https://blogteca.sedu.es.gov.br/
novoensinomedio/wp-content/uploads/2020/02/
Ementa-Espelho-espelho-meu-Escola-Elisa-Paiva-dAUCIANE-E-mARIA.pdf
).

Com isso, os estudantes tiveram, não só a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, mas de conhecer a estrutura utilizada para a formação de um médico veterinário, bem como poder explanar suas dúvidas e curiosidades sobre esta profissão tão bela e gratificante, que é cuidar dos animais, da saúde pública e do meio ambiente, dentre outras atividades.

“Pelo lado da UniFAI, foi muito importante cumprir com um de seus compromissos, que é atuar na sociedade, levando informações e despertando o interesse educacional. Essa iniciativa faz com que essas crianças não evadam da escola e, com certeza, valorizem mais suas oportunidades no ensino básico, na cidadania e na vida, observando um futuro profissional”, afirmou o Prof. Dr. Alexandre Wolf.

foto (Osvaldo Martins): Os alunos do 6º e º anos, integrantes da Eletiva Mundo Pet, da Escola Estadual Osvaldo Martins, de Osvaldo Cruz, tiveram a oportunidade de vivenciar experiências com relação ao seu projeto de vida, conhecendo a profissão médico veterinário e as instalações do curso de Medicina Veterinária da UniFAI

foto (Durvalino Grion): Da mesma forma, os alunos do 5º ao 9º anos, integrantes da matéria da base diversificada (Eletiva), da Escola Estadual Durvalino Grion, de Adamantina, também tiveram esse mesmo contato com o conhecer da profissão de médico veterinário e a estrutura da UniFAI

fotos: Arquivo Pessoal

Central de Comunicação
Diretor de Comunicação 
Daniel Torres – MTb: 51.540/SPJornalistaPriscila Caldeira – MTb.: 8.148/PRCentro Universitário de Adamantina

FAI abre Programa de Desligamento Voluntário para servidores aposentados

25/05/2026   17h43 Os servidores interessados em aderir ao programa devem formalizar o requerimento por escrito ao Reitor da FAI no Setor de Pessoal Por Jéssica

FAI sedia 1ª Etapa do Circuito de Atletismo Adaptado com a participação de 100 atletas da região

25/05/2026   17h36 Evento realizado no Câmpus 3 reuniu instituições de oito cidades para promover a inclusão esportiva de pessoas com e sem deficiência intelectual e

Projeto Soul Feminina desenvolvido na penitenciária é tema de artigo publicado na Revista da Defensoria Pública de São Paulo

25/05/2026   17h12 A pesquisa foi desenvolvida em coautoria pelo Prof. Me. Rafael Teixeira Sebastiani, docente do curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (FAI)

‘A profissão me moldou como pessoa’: egressa da FAI compartilha sua paixão pela Engenharia Civil

25/05/2026   15h07 Aos 31 anos, a engenheira Ana Beatriz relembra o início na faculdade e deixa um recado aos jovens que desejam transformar vidas através

Empresa contratada pela Prefeitura de Adamantina inicia execução da ciclovia na Vicinal Moyses Justino da Silva

25/05/2026   17h49 A empresa contratada pela Prefeitura de Adamantina por meio de processo licitatório iniciou nesta segunda-feira os trabalhos para implantação da ciclovia na Vicinal

00:00