Secretaria de Assistência Social de Adamantina, CRAS, CREAS e Projeto Asa promovem conscientização sobre Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

18/05/2022 17h32

Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Todos os anos, a Secretaria de Assistência Social e seus equipamentos fazem uma mobilização com o objetivo de lembrar a sociedade da importância de proteger as crianças e os adolescentes, pois eles são vítimas da violência.

Como forma de promover a conscientização, a Prefeitura de Adamantina, promoveu uma palestra com o objetivo de capacitar orientadores sociais e visitadores sociais que atuam em diferentes instituições do município.
A ação será realizada ainda com os pais dos atendidos no Projeto Asa, na Casa do Garoto, no Lar Cristão e no IAMA, levando informações a respeito do abuso e da exploração sexual.
Por que o dia 18 de maio?

O dia 18 de maio foi escolhido em razão do “Caso Araceli” que teve os direitos humanos violados. Ela foi raptada, espancada, drogada e assassinada. Após seis dias o seu corpo foi encontrado. Ele foi desfigurado por ácido.
Diante disso, o movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes fez uma mobilização. Com a aprovação da Lei Federal nº9.970/2000, a data 18 de maio foi instituída como “O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

Como denunciar suspeitas e/ou casos de violência sexual?

Em Adamantina, foi instituído um protocolo tendo como foco estruturar todo o processo. Independentemente do tipo de violência, a denúncia deve ser feita diretamente ao Conselho Tutelar do município.

Feito isso, o Conselho Tutelar faz a solicitação da escuta especializada. Esse procedimento está previsto pela lei 13.431/2017 de escutar a criança de forma qualificada, em situações de violência ou suspeita, visando sua proteção.

A Escuta Especializada caracteriza-se por ser uma relação de cuidado, acolhedora e não invasiva, para a qual se requer a disposição de escutar, respeitando-se o tempo de elaboração da situação traumática, as peculiaridades do momento do desenvolvimento e, inclusive o silêncio, sobretudo visando à não revitimização da criança/adolescente.

Caso a escuta aponte violência, o caso será encaminhado para o CREAS, mas se apontar questões referentes à vulnerabilidade social, o mesmo será destinado ao CRAS ou é possível ainda fazer o encaminhamento da situação para a Secretaria de Saúde.
A Secretaria de Assistência Social capacitou os profissionais que atuam na educação, na saúde e nos equipamentos bem como órgão gestor para realizarem a escuta especializada e a revelação espontânea.
Serviço – O Conselho Tutelar de Adamantina funciona na Rua Antônio Schimidt Vilela, nº142. O telefone é o (18) 3522-4311.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ADAMANTINA
Jornalista Natacha Dominato

Energisa monitora previsão do tempo para os próximos dias e reforça orientações de segurança à população

28/03/2026   09h25 Institutos meteorológicos preveem que o mês de março encerre com tempo estável na maior parte das cidades da região. Em algumas localidades, no

Final histórica consagra campeã da Copa FAI de Futsal 2026 em Adamantina

28/03/2026   09h16 A grande final da Copa FAI de Futsal 2026 entrou para a história do esporte de Adamantina. Em uma noite marcada por emoção,

Alunos de Farmácia da FAI realizam visita técnica à Eurofarma e Cacau Show em Itapevi

27/03/2026   17h42 A atividade foi coordenada pela Prof.ª Dra. Fernanda Blini M. Malheiros e acompanhada pela Prof.ª Ma. Regina Ruete Por Prof.ª Dra. Fernanda Blini

00:00