MEC divulga hoje resultado de 2ª edição do Sisu 2022

06/07/2022 16h00

Serão preenchidas 65.932 vagas para cursos de graduação

O resultado da segunda chamada regular deste ano para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) será divulgado hoje (6) no site Acesso Único, do Ministério da Educação (MEC).

As inscrições para esta edição do Sisu terminaram na última sexta-feira (1º). Serão preenchidas 65.932 vagas para mais de 2 mil cursos de graduação, em 73 instituições públicas de ensino superior.

Após a divulgação do resultado, os candidatos têm de 13 e 18 de julho para se matricular no curso de ensino superior em que for aceito. A consulta das vagas disponíveis foi aberta em 15 de junho.

Também começam nesta quarta-feira (6) as inscrições para a lista de espera do Sisu 2022.2. Os estudantes têm até 18 de julho para manifestar interesse no portal do Acesso Único. Pode se inscrever quem não foi selecionado na chamada regular, em nenhuma das duas primeiras opções de curso.

Nesta fase, o candidato deve indicar novamente uma única formação desejada. O MEC alerta o estudante a ficar atento para concluir todo o processo até o final, incluindo a nova escolha de curso.

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) no qual as instituições públicas de educação superior, sejam elas federais, estaduais ou municipais, oferecem vagas a serem disputadas por candidatos inscritos em cada edição da seleção.

Exigência
Para participar do Sisu o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição de 2021, obtido nota superior a zero na prova de redação e não ter se declarado treineiro ao realizar prova.

Os candidatos são selecionados para as opções de cursos indicados no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Enem.

As vagas ofertadas no Sisu são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) e com as políticas e ações afirmativas adotadas por cada instituição pública de ensino superior. Tais ações incluem a reserva de vagas e a aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda aos critérios especificados.

Edição: Maria Claudia
Foto: Agência Brasil
Fonte: Agência Brasil

Crédito do FGTS para Santas Casas é prorrogado até 2030

16/07/2026   10h32 Texto aprovado pelo Senado vai à sanção presidencial Agência Brasil Publicado em 15/07/2026 – 21:32 Brasília – DF O plenário do Senado aprovou

Educação financeira pode ser incluída no currículo escolar

16/07/2026   10h25 Proposta aprovada no Senado abrange ensinos fundamental e médio Agência Brasil* Publicado em 15/07/2026 – 21:57 Brasília A inclusão da educação financeira como

FAI conquista aprovação e bolsas do Ministério da Saúde para nova Residência Multiprofissional em Saúde Mental

15/07/2026   17h54 Programa garantirá 16 bolsas federais até 2028 e ampliará a atuação de novos profissionais na rede pública de Adamantina Por Gustavo Amaral –

00:00