Ministério da Justiça proíbe venda de iPhone sem carregador de bateria

06/09/2022 17h09

Pela prática, empresa foi multada em R$ 12, 2 milhões

Publicado em 06/09/2022 – 10:23 Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A venda de iPhones sem carregadores de bateria está proibida em todo território nacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (6), em processo aberto em dezembro do ano passado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A pasta também aplicou multa à Apple Computer Brasil no valor de R$ 12, 2 milhões e determinou a cassação do registro na Anatel dos smartphones da marca a partir do modelo iPhone12.

A Apple foi processada por vender os smartphones, desde o iPhone 12, sem o carregador de energia para tomada de parede. As acusações são de venda casada, venda de produto incompleto ou despido de funcionalidade essencial, recusa da venda de produto completo mediante discriminação contra o consumidor e transferência de responsabilidade a terceiros.

Na defesa, a Apple alegou que a decisão de não fornecer os carregadores de bateria em conjunto com os smartphones teria sido por preocupação ambiental, para estimular o consumo sustentável. Mas para a Senacon, os argumentos apresentados não foram suficientes, uma vez que a decisão da empresa de vender os aparelhos sem carregador acabou por transferir ao consumidor todo o ônus. Segundo o órgão, a fabricante poderia tomar outras medidas para a redução de impacto ambiental, como o uso do conector de cabos e carregadores tipo USB-C, adotados como padrão pela indústria atualmente.

Segundo a Senacon , mesmo com a aplicação de multas pelos Procons de Santa Catarina, São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Caldas Novas (GO), e de condenações judiciais, a Apple, até hoje, não tomou nenhuma medida para minimizar o dano e segue vendendo aparelhos celulares sem carregadores. Também ressalta que outros fabricantes foram processados e que eles têm apresentado propostas para solução. “Caso persista nas infrações, a Apple poderá ser considerada reincidente, com a aplicação de novas punições ainda mais graves”, informou o Ministério da Justiça. A empresa ainda pode recorrer da decisão.

Procurada pela Agência Brasil, até o fechamento da reportagem, não houve retorno da Apple sobre o assunto.

 

Edição: Maria Claudia
Fonte: Agência Brasil

FAI conquista aprovação e bolsas do Ministério da Saúde para nova Residência Multiprofissional em Saúde Mental

15/07/2026   17h54 Programa garantirá 16 bolsas federais até 2028 e ampliará a atuação de novos profissionais na rede pública de Adamantina Por Gustavo Amaral –

Alunos de Medicina Veterinária da FAI integram Rede Nacional durante conferência da ABRAVEQ em Campinas

15/07/2026   16h47 A delegação que representou a FAI foi composta pelas alunas Beatriz Delmônaco, Laura Carniato e Yasmin Soares, sob a supervisão e acompanhamento da

Fundo Social de Solidariedade promove Arara Solidária de 20 a 24 de julho

15/07/2026   17h20 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade, realiza entre os dias 20 e 24 de julho mais uma edição da Arara Solidária,

Amanhã tem sessão gratuita de cinema com o filme “Meninos de Kichute” em Adamantina

15/07/2026   16h59 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, convida a população para mais uma sessão gratuita de cinema do

00:00