Treinado por adamantinense, Alberto Rodrigues conquista um ouro e um bronze no Sul-Americano Sub-18 de Atletismo

13/09/2022 17h10

Com os resultados, atleta ajudou a Seleção Brasileira a conquista o título da competição, disputada ao longo do último final de semana na capital paulista

O Brasil ficou com o título de campeão do Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, realizado de sexta a domingo (9 a 11), no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo.

Entre os competidores que defenderam as cores da seleção, estava o atleta Alberto Rodrigues dos Santos Filho, que defende a equipe da Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba e é treinado pelo docente do curso de Educação Física do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI), Prof. Me. Carlos Alberto Gomes Barbosa, que integrou a Comissão Técnica do Brasil.

E o pupilo de Carlão Barbosa fez bonito. O atleta que era o único da delegação brasileira a disputar duas modalidades, conseguiu pódio nas duas, com uma medalha de ouro no arremesso de peso e o bronze no lançamento disco.

No arremesso do peso, Alberto alcançou a marca de 17,78m, superando o colega de seleção e equipe, Alessandro Borges Soares, com 17,19m, e o equatoriano Erick Sebastian Caicedo Quiñonez, que alcançou 17,08m.

Já na disputa do lançamento do disco, Alberto alcançou 56,19m, marca superada apenas pelo chileno Alan Fell, com 57,64m, e pelo colombiano Juan David Montaño, com 60,84m.

Em entrevista ao Diário, o técnico de Alberto, Carlão Barbosa, voltou a destacar que sua participação foi possível pelo mérito total do trabalho do atleta. “Tanto o Alberto, em primeiro, e o Alessandro, em segundo, estavam bem conscientes nessa prova”, destacou referindo-se ao lançamento de peso, prova em que obtiveram os melhores resultados de suas carreiras.

Carlos destaca ainda que Alberto tem muito ainda a evoluir e, em relação à prova do arremesso do disco, em que ficou em 3º, destacou que o brasileiro competiu com atletas mais velhos e experientes. “O Alberto também fez o melhor resultado carreira. Até esperávamos alguns metros a mais, mas ele só foi encaixar no finalzinho (na qualificatória)”, enaltece. “Os outros dois atletas são mais velhos que o Alberto e, já nesse ano, encerraram no sub-18, enquanto o Alberto ainda tem mais um ano e, quem sabe, pode bater os recordes sul-americano e brasileiro, consequentemente”, completou.

Equipes
Na disputa por equipes o time Brasil conquistou o título da competição, após três etapas, com a participação de 269 atletas de 11 países. A seleção brasileira manteve a hegemonia no continente ao conquistar 347 pontos. Venceu nos naipes masculino, com 164 pontos, e feminino, 133. Conquistou 40 medalhas (12 de ouro, 17 de prata e 11 de bronze).

A Argentina foi a segunda colocada na classificação geral com 190 pontos – também foi segunda no feminino, com 120 pontos, e terceira no masculino, com 70. O Equador foi o terceiro colocado no geral com 147 pontos e também o terceiro no feminino com 80 pontos. O Chile foi o segundo colocado no masculino, com 84 pontos.

No quadro de medalhas a Argentina ficou em segundo lugar com 19 (8 de ouro, 5 de prata e 6 de bronze). O Equador foi o terceiro colocado com 14 medalhas (7 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze).

Os presidentes da World Athletics Sebastian Coe e da Sul-Americana Hélio Gesta de Melo acompanharam a competição em São Paulo, recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo Wlamir Motta Campos. A campeã olímpica Maurren Maggi também participou da premiação.

“Foi um grande desafio realizar um campeonato sul-americano desse porte. Acho que o ponto positivo foi termos 11 países presentes – e a maioria dos países conquistaram medalhas, o que mostra que o trabalho de formação está sendo bem feito na América do Sul”, disse Wlamir Motta Campos. “Mantivemos a hegemonia, mas tivemos a Argentina e Equador crescendo bastante, o que é importante nesse categoria”, completou.

WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.03 (1)WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.03WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.04 (1)WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.04 (2)WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.04WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.05 (1)WhatsApp Image 2022 09 13 At 16.35.05


Everton Santos
Jornalista
Jornal Diário do Oeste

Docente da FAI obtém título de doutora em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela USP

13/03/2026   17h52 Bruna Ragassi Pereira da Silva se formou na FAI em Engenharia Civil em 2016 Por Jéssica Nakadaira A docente da FAI – Centro

Em menos de duas semanas, 6 colisões contra postes são registradas na região de Prudente

13/03/2026   18h01 Como prevenção, Energisa reforça as orientações de segurança para quem se envolver ou presenciar um acidente com postes de energia O número de

Ajustes na rede continuam afetando linhas telefônicas em Adamantina

13/03/2026   17h08 A Prefeitura de Adamantina informa que os telefones de diversos órgãos municipais, assim como de estabelecimentos comerciais da cidade, continuam apresentando dificuldades temporárias

00:00