Turismo de São Paulo deve zerar déficit de empregos da pandemia em outubro

27/10/2022 15h09

Dados do Caged mostram que em 2022 já foram gerados 61,6 mil empregos diretos no turismo paulista

O turismo de São Paulo deve zerar no mês de outubro o déficit de emprego causado pela crise no setor por conta da pandemia de Covid-19, que paralisou as viagens em todo o mundo. Em 2020, o turismo paulista fechou 128 mil postos de trabalho nos primeiros meses da pandemia. No ano passado, foram recuperados mais de 60 mil empregos. Os últimos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostram que até setembro deste ano já foram criados mais 61,6 mil empregos.

Os 6.000 empregos que restam para zerar o déficit causado pela Covid-19, equivalem à média de geração de empregos do setor nos últimos meses. Em setembro, o turismo paulista teve um saldo positivo de 5.861 postos formais de trabalho. Em agosto, havia sido 6.621 novos empregos.

“O setor tem se recuperado de forma consistente ao longo dos meses. Vamos recuperar todos os postos de trabalho que haviam sido perdidos na pandemia e continuar crescendo. O turismo é um setor fundamental para o crescimento econômico e geração de emprego em São Paulo e em todo o país”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz.

A expectativa da Secretaria de Turismo e Viagens é que o setor tenha recorde de geração de emprego em 2022. A projeção é a de criação de mais de 80 mil empregos formais no ano, um aumento de 25% em relação aos 65 mil empregos previstos no início do ano. Atualmente, o turismo é o terceiro setor em geração de emprego no Estado, atrás apenas da indústria e construção civil.

A retomada do turismo já supera em diversos aspectos o período pré-pandemia. A movimentação turística paulista em 2022 terá um crescimento de 1,3% na comparação com 2019. A projeção é feita pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

Coordenador do curso de Direito da FAI ingressa em doutorado na Unesp

24/03/2026   15h54 Igor Terraz Pinto possui uma sólida trajetória acadêmica e profissional Por Jéssica Nakadaira O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário de

Adamantina amplia oportunidades de qualificação profissional com novas parcerias

24/03/2026   18h40 A Prefeitura de Adamantina segue avançando na ampliação de oportunidades de qualificação profissional para a população. Na tarde desta terça-feira (24), o prefeito

Unidade móvel da Energisa realiza atendimentos e ações sociais em Adamantina

24/03/2026   18h34 A unidade móvel da Energisa estará em Adamantina entre os dias 30 de março e 2 de abril, oferecendo uma série de serviços

Adamantina realiza Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (28)

24/03/2026   18h28 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 28 de março, o Dia D de Vacinação contra

00:00