Turismo de SP recebe municípios do Pontal do Paranapanema
25/01/2023 17h34
Prefeitos destacam a importância de unir esforços com o Estado para viabilizar projetos e impulsionar o setor na região
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur) sediou nesta terça-feira (24) a primeira reunião de alinhamento com os municípios do Pontal do Paranapanema, região de enorme potencial turístico para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Ao lado de representantes de 23 cidades que integram a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), o secretário Roberto de Lucena reforçou as ações da Setur e do Governo do Estado e ouviu as demandas de prefeitos do oeste paulista.
O secretário falou sobre os esforços de ampliação dos municípios turísticos e repasses de recursos para a região. Também tratou da importância de ampliar as parcerias entre estado e municípios em eventos como rodeios e festas regionais. Por fim, abordou a ampliação da oferta de novas linhas de crédito turístico e a criação, nos primeiros cem dias de governo, do Fórum Estadual do Turismo Rural, que terá o Pontal do Paranapanema como capital regional do turismo rural paulista. “Uma conquista para toda a região”, afirmou Lucena.
O prefeito Ed Thomas, presidente da Unipontal e do município de Presidente Prudente, foi o interlocutor das demandas dos municípios e destacou o potencial férreo da região, com linhas de trem ainda desativadas, e a vocação genuína para os circuitos náuticos. Até abril, a estância de Presidente Epitácio e o município turístico de Rosana vão inaugurar estruturas náuticas com o apoio da Setur. Santo Expedito, Martinópolis e Rancharia também recebem repasses anuais da Secretaria por estarem classificados como Municípios de Interesse Turístico.
A região do Pontal participa do Programa SP Ecoaventura, com foco na certificação em segurança de empreendimentos de ecoturismo e turismo de aventura, com destaque para o Terraparque Ecoresort, em Pirapozinho. Pontal Paulista e Sol do Oeste participam do programa Turismo SP em Ação, que dinamiza os polos turísticos do estado, além de integrar os Guias Temáticos das Rotas Turísticas, em fase de finalização.