Governo de São Paulo e Agência Japonesa se preparam para renovar cooperação em gestão ambiental, agricultura, segurança pública e saúde

10/02/2023 16h57

Tarcísio de Freitas e embaixador do Japão discutiram novas possibilidades de cooperações técnicas e financeiras

Tarcísio de Freitas recebeu comitiva liderada pelo embaixador japonês Hayashi Teji. Foto: Governo de São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas recebeu, na última sexta-feira (3), comitiva liderada pelo embaixador japonês Hayashi Teji. Junto ao secretário de Negócios Internacionais Lucas Ferraz, Tarcísio apresentou as áreas que deverão ser tratadas como prioridade nas futuras parcerias. No próximo mês, o governo paulista e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) devem assinar a renovação do protocolo para cooperações mútuas, técnicas e financeiras pelos próximos cinco anos – a primeira parceria foi selada há 23 anos.

O Estado de São Paulo e o Japão possuem uma tradição de trabalho em conjunto com a JICA. Desde 2004, o projeto “Polícia Comunitária”, que aproxima a polícia e a sociedade civil com ações preventivas de combate à criminalidade, é considerado um modelo para o país, com experiência compartilhada com outros estados brasileiros. A Agência também atuou no rebaixamento da calha do rio Tietê para prevenir transbordamentos, com financiamento de US$ 494 milhões, e em ações da Sabesp na Represa Billings e na Baixada Santista, com empréstimos de US$ 75 milhões e US$ 500 milhões, respectivamente, entre outras iniciativas.

E o que podemos esperar para o futuro? – Tarcísio de Freitas reconhece a importância da presença japonesa no estado de São Paulo e das parcerias em diversas frentes. Da produção de ovos utilizados na fabricação de vacinas, na cidade de Bastos/SP, município com uma das colônias japonesas mais numerosas do estado, passando por eventos culturais como o Festival do Japão, que atrai mais de 200 mil visitantes, até a presença de empresas que controlam todas as suas operações na América Latina a partir de São Paulo, o Japão desempenha um relevante papel socioeconômico no estado, e há espaço para crescer: “os japoneses já são grandes parceiros, e esperamos expandir a cooperação para áreas como mobilidade urbana e transição energética. É impressionante a quantidade de projetos bem-sucedidos que já temos com a JICA, e queremos vê-los também nessas outras áreas”, afirmou Tarcísio.


Tarcísio de Freitas e embaixador do Japão discutiram novas possibilidades de cooperações técnicas e financeiras. Foto: Governo de São Paulo
Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa

“Mulheres que Fizeram Historia” é tema do lançamento do Calendário da Vida 2026”

25/06/2026   16h58 Foi realizado na manhã de ontem (24/06), no Fórum da Comarca de Adamantina, o lançamento do “Calendário da Vida 2026”, a iniciativa é

Servidores da Prefeitura de Adamantina são empossados conselheiro e suplente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais de São Paulo

25/06/2026   13h24 A Prefeitura de Adamantina destaca a eleição e posse de dois servidores de carreira do município para o Conselho Regional dos Técnicos Industriais

Prefeitura de Adamantina participa do 1º Encontro Conexão Primeiras-Damas: Liderança que Inspira!

25/06/2026   13h16 A Prefeitura de Adamantina, por meio do Fundo Social de Solidariedade e da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou nesta quarta-feira (24) do

00:00