Curso de Direito da UniFAI promove o projeto “Filmes, debate e cidadania”

04/03/2023 17h39

Projeto visa fomentar o debate e a reflexão de questões sociais a partir da discussão de filmes

 Por Jéssica Nakadaira

O curso de Direito do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) promove o projeto “Filmes, debate e cidadania”, com o objetivo de fomentar o debate e a reflexão de questões sociais a partir da discussão de filmes.

O primeiro filme será “Cidade de Deus”, no dia 11 de março, sábado. A história retrata o crescimento do crime organizado na Cidade de Deus, uma favela que começou a ser construída nos anos 1960 e se tornou um dos lugares mais perigosos do Rio de Janeiro (RJ) no começo dos anos 1980. Para contar a trajetória deste lugar, o filme narra a vida de diversos personagens e eventos que se entrelaçam no decorrer da trama, tudo pelo ponto de vista do Buscapé, o protagonista-narrador que cresceu em um ambiente muito violento, porém, encontra subsídios para não ser fisgado pela vida do crime.

Já o segundo filme a ser discutido será o sul-coreano “Parasita”, no dia 25 deste mês. O drama conta a história da família de Ki-taek, desempregada, vivendo num porão sujo e apertado. Uma obra do acaso faz com que o filho adolescente da família comece a dar aulas de inglês à garota de uma família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe, filho e filha bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um. No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custarão caro a todos.

O projeto acontece das 9h às 12 horas na sala 11 do Bloco I, no Câmpus II, e todos os participantes receberão certificado e 3 horas de atividades complementares.

O coordenador do projeto, Prof. Dr. Lindomar Teixeira Luiz, convida os alunos de Direito e demais interessados a participarem. “O debate suscita reflexões e o pensamento crítico, uma vez que nos últimos anos, o espaço público vem sendo tomado por um pensamento acrítico e autoritário. Neste sentido, a reflexão e a crítica são muito importantes para mudar a configuração deste espaço público”, ressalta.


imagem: O projeto acontece das 9h às 12 horas na sala 11 do Bloco I, no Câmpus II
imagem: Proddigital

Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalista
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Centro Universitário de Adamantina (UniFAI)

Programa Mulheres Empreendedoras de Adamantina realiza nova edição da feira nos dias 8 e 9 de agosto

17/07/2026   16h30 A Prefeitura de Adamantina promove, nos dias 8 e 9 de agosto, mais uma edição da Feira do Programa Mulheres Empreendedoras, que acontecerá

Colisões contra postes aumentam mais de 80% na região e Energisa orienta como agir em caos de acidentes

17/07/2026   16h16 O número de acidentes envolvendo postes na região de Presidente Prudente é preocupante. De acordo com a Energisa Sul-Sudeste, entre janeiro e junho

Museu e Arquivo Histórico de Adamantina recebe visitantes de diversas cidades do Brasil e até do exterior durante programação de férias

17/07/2026   11h53 A programação especial de férias promovida pela Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no Museu e Arquivo

00:00