Estudantes podem se inscrever no Fies a partir desta terça-feira

07/03/2023 16h17

Programa financia curso superior em instituições privadas de ensino

Publicado em 07/03/2023 – 10:47 Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Começam hoje (7) e vão até a próxima sexta-feira (10) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Por meio do programa, o governo federal paga as mensalidades de estudantes de graduação em instituições privadas de ensino superior. Segundo o Ministério da Educação (MEC), serão oferecidas 67 mil vagas no primeiro semestre, de um total de 112 mil para este ano.

Para fazer a inscrição o interessado deve acessar Portal Único de Acesso ao Ensino Superior que também reúne informações e resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os candidatos terão que indicar três opções de cursos de graduação.

Critérios

Para pleitear o financiamento, o estudante deve ter feito o Enem de 2010 a 2022, com média nas notas igual ou superior a 450, e não pode ter zerado a redação. Os candidatos também precisam comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

Estudantes que têm bolsa parcial do Prouni podem participar do processo seletivo do Fies e financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa, desde que se enquadrem nas condições previstas no edital do processo seletivo vigente.

Consulta

Para verificar as instituições e opções de vagas disponíveis, basta acessar o Portal Acesso Único, clicar no botão “Consultar oferta de vagas”. Serão exibidas as vagas disponíveis por estado, município, nome do curso, conceito do curso no MEC e, opcionalmente, é possível escolher a instituição de ensino e o local de oferta.

Calendário Fies 2023/1º semestre

Inscrições: 7 a 10 de março

Resultados (pré-selecionados): 14 de março

Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 15 a 17 de março

Convocação da lista de espera: 21 de março a 18 de maio

Primeiro parágrafo alterado às 11h para esclarecer que o encerramento do prazo é na sexta-feira (10).

Edição: Graça Adjuto
Foto:Tânia Rêgo
Fonte: Agência Brasil

FAI adquire 2630 novos mobiliários para as salas de aula

20/08/2025   18h03 O investimento realizado reforça o compromisso da instituição com o bem-estar dos estudantes Por Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP O Centro Universitário de

Semana Acadêmica de Engenharia Civil acontece de 25 a 29 de agosto

20/08/2025   17h50 Evento reúne alunos e profissionais da área para um ciclo de palestras, debates e integração acadêmica Por Gustavo Amaral – MTb: 0097737/SP A

Adamantina recebe Empreenda Tur

20/08/2025   17h48 Iniciativa que traz inovação e desenvolvimento turístico é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo e

00:00