Governo de SP organiza fila de oncologia no Estado e amplia atendimento

10/04/2023 09h59

Saúde cumpre a meta de atender pacientes oncológicos que esperavam até oito meses no início da gestão; oferta de vagas foi ampliada em todas as regiões e pacientes agora recebem atendimento dentro do prazo legal

O Governo de SP em pouco mais de três meses organizou a fila de oncologia no Estado e cumpriu a meta dos 100 dias da gestão de atender pacientes que aguardavam uma consulta ou procedimento oncológico por até 8 meses. A Secretaria de Estado da Saúde ampliou a oferta de serviços com novos leitos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e em centros no interior do Estado.

Atualmente, as pessoas que estão sendo reguladas pelo serviço estadual são atendidas dentro do prazo legal de 60 dias ou menos.

“Colocamos para andar uma fila de pacientes oncológicos que esperavam há até oito meses por uma consulta. Esse tempo, para quem precisa de um tratamento deste tipo, é primordial para que o caso tenha sucesso. Não estamos medindo esforços para dar uma saúde digna e de qualidade para todos os paulistas”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva.

O cumprimento desta meta passa diretamente pelo plano de ampliação nos atendimentos por meio de parceria com os Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e as Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), além da abertura de novos leitos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), onde o aumento da sua capacidade de atendimento está seguindo de acordo com o previsto. No planejamento estabelecido com a SES, o Instituto atenderá 1.250 pacientes adicionais no período de 12 meses.

100 dias
Na segunda-feira (10), a atual gestão do Governo de SP completa 100 dias de trabalho. Um fator de destaque é o foco no que a atual gestão do governador Tarcísio de Freitas tem dado para o diálogo com todas as esferas de poder e sociedade civil, alinhada com a premissa de que São Paulo são todos. O governo apresenta como prioridade as diretrizes dos eixos da dignidade, do desenvolvimento e do diálogo, chamado governo 3D.

Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

Alunos de Nutrição da FAI participam da maior feira de alimentação saudável da América Latina

23/06/2026   17h02 Durante a feira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer lançamentos de produtos, novas tecnologias e ingredientes inovadores Por Prof.ª Ma. Raquel Clapis

Docente de Ciências Contábeis da FAI desenvolve pesquisa sobre crédito rural e sustentabilidade da agricultura familiar em doutorado

23/06/2026  10h23 Sandra Nogueira dos Santos possui um histórico de forte ligação institucional com a FAI, onde se graduou em Administração e atuou por anos

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23/06/2026  17h35 Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 17:06 Brasília

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

23/06/2026   17h27 Indicação é para adultos com tumor que não pode ser removido Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 13:45

00:00