Docente do Centro Universitário de Adamantina tem tese de doutorado aprovada no último dia 3

15/05/2023 16h54

Prof. Dr. Valter Dias da Silva conquistou nova titulação acadêmica na Unoeste

Por Priscila Caldeira

Docente do Centro Universitário de Adamantina desde 2012, o professor Valter Dias da Silva foi aprovado pela banca de defesa no programa de doutorado em Fisiopatologia e Saúde Animal pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), no último dia 3.

Intitulada “Morfologia e morfometria de feridas tratadas com biopolímero de quitosana/xantana/β-glicana e plasma rico em plaquetas autólogo (PRPa)”, a tese recebeu orientação da Prof.ª Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira.

A obtenção do título traz autonomia ao agora pesquisador para solicitar fomento à pesquisa, bem como serve de incentivo para a produção científica pelo aluno da graduação.

“É um aperfeiçoamento do que aprendi no mestrado e mais um incentivo para a produção de ciência pelo aluno. Quero agradecer ao Centro Universitário de Adamantina, onde foram desenvolvidas as membranas junto à Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini, à minha orientadora, Prof.ª Dra. Rosa Maria Barilli Nogueira, que além de uma profissional de referência, por meio da condução respeitosa e amorosa, tornou todo este percurso mais leve. Agradeço também a Unoeste onde realizei o doutorado, aos membros da banca, aos meus pais que estavam presentes na defesa, e a Prof.ª Dra. Liliana, que além de trabalharmos juntos é uma amiga”, avalia o Prof. Dr. Valter Dias da Silva.

Também compôs a banca a Prof.ª Dra. Cecília Laposy Santarém (Unoeste), o Prof. Dr. Rodrigo Costa da Silva (Unoeste), a Prof.ª Dra. Márcia Zilioli Bellini do Centro Universitário de Adamantina e remotamente a Prof.ª Dra. Karina Basso do Centro Universitário Filadélfia (UniFIL).

Na tese, elaborada desde 2019, foi desenvolvido um curativo dermo-epidérmico para tratar feridas experimentais em coelhos. “Avaliamos a morfologia de cicatrização da ferida como retração da ferida, comparando tratamentos distintos. Nos tratamentos entraram o grupo controle (solução salina), grupo membrana (tratado com o curativo dermo-epidérmico), o grupo PRP autólogo (plasma rico em plaquetas), e o grupo onde associamos a membrana mais o PRP”, explicou.

No programa de Fisiopatologia e Saúde Animal, o Prof. Dr. Valter foi taxista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Minicurrículo

O Prof. Dr. Valter Dias da Silva possui graduação em Farmácia pelas então Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) em 2006; especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica pela Unoeste em 2015; especialização em Patologia Clínica com Ênfase em Patologia Especial pela FACEC (2023); e mestrado em Ciência Animal pela Unoeste em 2011.

Entre o período de julho de 2017 a dezembro de 2019 foi coordenador dos cursos de graduação em Farmácia Generalista, Química e Tecnologia em Estética e Cosmética.

Atualmente é Delegado Regional Adjunto do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF/SP) – seccional de Dracena (SP); membro do Comitê de Educação Permanente do CRF/SP; coordenador de projetos de extensão nas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde e docente do Centro Universitário de Adamantina. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica, e Fisiopatologia.

Defesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva   Pró Reitoras OkDefesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva (1)   OkDefesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva (3)Defesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva (9)_okDefesa Tese Doutorado Valter Dias Da Silva_2

fotos: Arquivo Pessoal
Legendas:

 

Foto_Defesa tese doutorado Valter Dias da Silva_1 e 2: Prof. Dr. Valter no momento da arguição
Foto_Defesa tese doutorado Valter Dias da Silva – pró-reitoras: Valter com as pró-reitoras Liliana Tóffoli, de Extensão, e Márcia Zilioli Bellini, de Pesquisa e Pós-Graduação
Foto_Defesa tese doutorado Valter Dias da Silva_3 e 9: Membros da banca de doutorado
Diretor da Divisão de Comunicação
Daniel Torres de Albuquerque – MTb.: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira
Centro Universitário de Adamantina

FAI abre inscrições para vagas remanescentes do curso de Medicina – 1º semestre de 2026

09/12/2025    18h15 Serão oferecidas dez vagas para ingresso no 3º termo (3º semestre) e dez vagas para ingresso no 5º termo (5º semestre) Por

Governo oficializa nova regra e lança aplicativo para obtenção de CNH

09/12/2025   16h54 Custo da carteira de habilitação será reduzido em até 80% Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 09/12/2025 – 12:33 Brasília

Papai Noel chega em Adamantina no domingo (14)

09/12/2025   14h22 Programação contará com a apresentação do musical “Natal Brasileiro” Domingo (14), a partir das 19h no Parque dos Pioneiros será realizada uma ampla

00:00