Nova carteira de identidade será emitida sem informação sobre sexo

19/05/2023 16h34

Documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro

Publicado em 19/05/2023 – 12:30 Por Agência Brasil – Brasília

O governo federal mudará  a apresentação da Carteira Nacional de Identidade (CIN) para tornar o registro mais inclusivo e representativo. O novo documento não terá mais distinção entre nome social e nome do registro civil. Dessa forma, passará a adotar o nome ao qual a pessoa se declara no ato da emissão.

A carteira de identidade será impressa sem o campo referente ao sexo. O decreto que regulamentará a emissão da CIN com as alterações tem previsão de ser publicado no final de junho. A partir da divulgação da norma, todos os novos documentos já serão emitidos no novo modelo.

As mudanças no Carteira de Identidade Nacional foram solicitadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de promover mais cidadania e respeito às pessoas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queers, Intersexos, Assexuais e Outras (LGBTQIA+) e fazem parte do compromisso do governo federal com políticas públicas voltadas a este público.

Identidade
A Carteira de Identidade Nacional determina o CPF como número único e válido em todo território nacional. O documento está apto a ser executado em 12 estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Para a emissão, a população deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde deseja ser atendido.

Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

 

Edição: Valéria Aguiar
Foto: Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Modernização do Estado
Fonte: Agência Brasil

FAI celebra aprovação antecipada de alunos de Ciências Contábeis no exame de proficiência do CFC

29/05/2026   15h00 Quatro alunos do 7º termo foram aprovados em avaliação nacional obrigatória, consolidando a excelência acadêmica do curso da FAI Gustavo Amaral – MTb:

Estudantes de Nutrição promovem oficina de alimentação saudável para funcionários da FAI

29/05/2026   13h25 Atividade extensionista teve o objetivo de incentivar hábitos mais equilibrados no dia a dia Por Gustavo Amaral – MTB: 0097737/SP No último dia

Energisa abraça a Campanha do Agasalho e doa cobertores para o Fundo Social de Prudente

29/05/2026   17h09 Aquecida pela solidariedade, a Energisa Sul-Sudeste abraçou mais uma vez a Campanha do Agasalho de Presidente Prudente. Na manhã desta sexta-feira (29), a

Vacina contra influenza está liberada para toda população acima de 6 meses a partir de segunda-feira (1)

29/05/2026  16h36 Todos os postos de saúde de Adamantina estão aplicando a dose do imunizante das 8h até às 16h A Prefeitura de Adamantina informa

Cuidado temporário que transforma vidas: os desafios por trás do acolhimento familiar

29/05/2026   15h13 Dia Mundial do Acolhimento Familiar reforça a importância da proteção de crianças e adolescentes afastados de suas famílias biológicas por medida protetiva Celebrado

00:00