Cozinhalimento: Governo de SP investe R$ 18 milhões na capacitação de profissionais

30/05/2023 15h36

Programa já entregou, nesta gestão, 80 cozinhas profissionais, totalizando 136 unidades em todo o Estado

Ter, 30/05/2023 – 10h40 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, possui o Cozinhalimento, projeto que realiza a instalação de cozinhas profissionais e capacita profissionais.

Com investimento de R$ 18 milhões, o programa já entregou nesta gestão, até o momento, 80 unidades, totalizando 136 cozinhas em todo o Estado. A expectativa é de chegar em 200 unidades até dezembro deste ano.

“O ramo de alimentação está ocupando uma posição de destaque no mercado de trabalho. E cada vez mais é preciso investir em capacitação, esse é o diferencial do projeto Cozinhalimento, que traz no esboço a importância de fomentar o empreendedorismo, promove a inclusão, principalmente, às famílias mais vulneráveis com cursos voltados para geração de renda. No local, elas aprendem como fazer e comercializar seus produtos” ressaltou a coordenadora de Segurança Alimentar, Vanuzia Teixeira.

O projeto é feito em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). Por meio das cozinhas instaladas, é feita a capacitação de agentes multiplicadores das ações de segurança alimentar e nutricional sustentável.

Para Custódia Machado, moradora da cidade de Diadema (SP), por exemplo, o curso fornecido pelo programa foi uma oportunidade de expandir ainda mais o conhecimento e os negócios.

“Eu fiquei sabendo do curso através do grupo da paróquia. Eu já fazia bolos de pote de aniversário, tortas salgadas, trufas e ovos de Páscoa. O programa me capacitou e aprendi a trabalhar com mais produtos”, disse.

A unidade de Diadema foi inaugurada em 20 de dezembro do ano passado, no bairro de Campanário. “Eu fiz aqui perto da minha casa no restaurante popular. A cozinha lá é maravilhosa, muito bem equipada, as professoras são atenciosas. Eu gostei muito das marmitas fitness que eu não sabia como preparar, o congelamento de alimentos, o aproveitamento de alimentos e aprendi técnicas novas de como preparar um bolo”, concluiu.

ATENÇÃO, ADAMANTINA! TERÇA-FEIRA É DIA DE COLETA SELETIVA!

02/10/2026   15h12 A partir de 13 de outubro, passa a valer a nova orientação para a coleta seletiva: às terças-feiras, os coletores recolherão somente materiais

Prefeitura de Adamantina realiza Audiência Pública sobre a Lei Orçamentária Anual

02/10/2026   14h56 População, instituições e representantes da comunidade estão convidados a participar da apresentação e discussão da LOA A Prefeitura Municipal de Adamantina, por meio

EMEF Navarro de Andrade celebra inclusão e boas práticas de alfabetização em manhã de homenagens

02/10/2026   14h46 Atividades destacaram o trabalho desenvolvido por professores e alunos da rede municipal de ensino A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria Municipal

00:00