Residência Pedagógica do Centro Universitário de Adamantina promove projeto Ativamente

03/07/2023 15h22

Projeto aplicado na EMEF Eurico Leite de Morais visa a estimulação cognitiva

Por Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho, com informações do MEC

Revisão de Priscila Caldeira

Com o objetivo de estimular habilidades preditoras de aprendizagem, tais como memória, atenção, percepção, planejamento e execução de ações, o Programa Residência Pedagógica (PRP) do Centro Universitário de Adamantina desenvolve o projeto Ativamente na EMEF Eurico Leite de Morais.

Produzido junto aos estudantes residentes sob a supervisão da Profª Ma. Siomara Ladeia Marinho, o projeto é voltado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental orientados pela professora preceptora Jacqueline Marques e com o apoio da direção da escola.

 A preceptora Jacqueline Marques disse que as atividades são desenvolvidas para melhorar o desempenho cognitivo dos estudantes, além de facilitar a realização de atividades pedagógicas propostas em sala de aula. “Durante a vivência foi notada a relevância da troca de conhecimento e aprendizado contínuos”, relata.

 A professora supervisora Siomara afirma que a estimulação de habilidades cognitivas tem impacto poderoso no desenvolvimento. “Muitas crianças têm na escola a única oportunidade de receber estimulação, que auxiliam no desenvolvimento de determinadas habilidades. As crianças precisam estar motivadas e interessadas, cabendo ao mediador, propiciar momentos de aprendizagem relevantes”, completa.

 “Agradeço ao Centro Universitário, ao Programa Residência Pedagógica, a todos os residentes, à preceptora Jacqueline Marques, direção e coordenação da EMEF Prof. Eurico Leite de Morais por receberem os bolsistas e acreditarem no programa”, finaliza.O PRP é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que objetiva fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

FAI Jogo Da VelhaFAI Projeto AtivamenteJogo Da Velha Feito Com Materiais Recicláveis

Fotografias: Arquivo Pessoal
Legendas:
– Campeonato de Jogo da Velha
– Jogo da Velha feito com materiais recicláveis

Divisão de Comunicação
Diretor
Daniel Torres – MTb: 51.540/SP
Jornalistas
Priscila Caldeira – MTb.: 8.148/PR
Jéssica Nakadaira

Contribuintes ainda podem aderir ao Programa de Parcelamento Incentivado (PPI) instituído pela Prefeitura de Adamantina

11/12/2025    12h47 Desconto pode chegar a 100% de multas e juros; Prazo segue até o dia 23 de dezembro para aderir Os contribuintes do

Tráfego nos dois sentidos do pontilhão da Joaquim Nabuco estará liberado no fim da tarde desta quinta-feira (11)

11/12//2025   11h45 A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que o pontilhão da rua Joaquim Nabuco, estará liberado para tráfego nos

Diocese de Marília realiza a “COLETA PARA A EVANGELIZAÇÃO”

10/12/2025   15h57 Nas celebrações do próximo fim de semana, dias 13 e 14, será realizada a Coleta Nacional para a Evangelização 2025 em todas as

00:00