Febre Aftosa: campanha de vacinação de SP de maio de 2023 bate recorde de vacinação

04/07/2023 16h32

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), o índice de imunização atingiu o índice de 99,99%

Ter, 04/07/2023 – 14h23 | Do Portal do Governo

Dados do sistema informatizado de Gestão Animal e Vegetal (GEDAVE) da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) emitidos nesta segunda-feira (03) informam que o índice de vacinação da campanha de maio de 2023 contra Febre Aftosa atingiu o índice de 99,99%. “A importância de índices tão altos é de mostrar que a CDA está preparada para responder rápido às ações e é a comprovação de que a vigilância ativa foi ampliada. Em se tratando da última campanha em que todo rebanho foi vacinado, temos uma cobertura e proteção dos animais para a retirada da vacinação, assim como foi avaliado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em 2022”, comenta Luiz Henrique Barrochelo, coordenador da Defesa Agropecuária.

O índice é o maior do Estado desde a campanha de novembro de 2020, quando o índice atingiu 99,96%. Naquela ocasião, o número de produtores inadimplentes, ou seja, que deixaram de vacinar, foi de 135. Já em 2023, este número caiu para 25. “Os números são resultados do empenho de toda a CDA em suas 40 regionais através de seus servidores”, acrescentar o coordenador.

Durante a campanha, deveriam ser vacinados bovídeos (bovinos e bubalinos) de todas as idades. Dos 11.026.552 (onze milhões, vinte e seis mil, quinhentos e cinquenta e dois) animais existentes no Estado, foram imunizados contra a doença 11.025.252 (onze milhões, vinte e cinco mil e duzentos e cinquenta e dois).

No quadro abaixo, a evolução da cobertura vacinal contra a Febre Aftosa no Estado de São Paulo, confira:

Governo de SP regulamenta Lei do SUAS e fortalece gestão da assistência social em todo o estado

24/06/2026   15h38 Regulamentação consolida a assistência social como política de Estado, fortalece o apoio aos municípios e amplia a efetividade da proteção social à população

Energisa promove palestras sobre riscos elétricos para estudantes e trabalhadores da região

24/06/2026   15h25 Equipes da Energisa Sul-Sudeste estão mobilizadas em uma ação de conscientização sobre os riscos elétricos e prevenção de acidentes na região. Nesta quarta-feira

CRBM1 participa do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista na FAI Adamantina e destaca diálogo com a Saúde Municipal

24/06/2026   15h18 O Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região (CRBM1) participou do Encontro de Biomedicina da Nova Alta Paulista (EBNAP), realizado nos dias 29

00:00