Agricultura e Defesa Civil de SP fazem parceria para combate de incêndios florestais

08/08/2023 19h22

Casos de incêndios aumentam no período de estiagem em áreas rurais; governo está investindo mais de R$ 97 milhões para prevenção de incêndio

Ter, 08/08/2023 – 15h38 | Do Portal do Governo


Representantes da Secretaria de Agricultura e Abastecimento se reúnem com Defesa Civil de SP para acordo

O tempo seco durante o inverno, em grande parte do Brasil, causa uma série de dificuldades para o agronegócio. A baixa umidade do solo, por exemplo, é uma das maiores causas de atraso no plantio. Mas a estiagem aumenta ainda mais o risco de incêndios em áreas florestais.

Atentas ao problema, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Defesa Civil estão trabalhando em parceria na Operação São Paulo Sem Fogo, com a finalidade de combater e prevenir incêndios em regiões estratégicas do interior paulista.

Uma das ações é enviar boletins informativos, impressos e via redes sociais, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), aos pequenos e médios produtores rurais de São Paulo.

Além disso, a Secretaria de Agricultura, por meio do programa estadual Agro SP+ Seguro, pretende equipar os municípios com viaturas de combate a incêndios. Além do fornecimento destes veículos, a Pasta já disponibilizou mais de 200 caminhões pipas para diversas prefeituras do interior paulista.

Operação São Paulo Sem Fogo

A Operação SP Sem Fogo visa, dentre outras ações, diminuir os focos de incêndio no Estado, principalmente durante o período mais seco do ano, que vai de junho a outubro. Neste ano, o Governo de SP está investindo mais de R$ 97 milhões na aquisição de equipamentos anti-incêndio, veículos, limpeza de áreas marginais de rodovias e ampliação do uso de tecnologia de boletins meteorológicos e monitoramento via satélite.

A operação é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Segurança Pública e Defesa Civil do Estado. Além disso, conta também com ações e investimentos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), DER (Departamento de Estradas de Rodagem), Fundação Florestal (FF) e Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Alunos de Nutrição da FAI participam da maior feira de alimentação saudável da América Latina

23/06/2026   17h02 Durante a feira, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer lançamentos de produtos, novas tecnologias e ingredientes inovadores Por Prof.ª Ma. Raquel Clapis

Docente de Ciências Contábeis da FAI desenvolve pesquisa sobre crédito rural e sustentabilidade da agricultura familiar em doutorado

23/06/2026  10h23 Sandra Nogueira dos Santos possui um histórico de forte ligação institucional com a FAI, onde se graduou em Administração e atuou por anos

Pix por aproximação passa a mostrar saldo antes do pagamento

23/06/2026  17h35 Nova função do open finance reduz falhas e agiliza compras Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 17:06 Brasília

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

23/06/2026   17h27 Indicação é para adultos com tumor que não pode ser removido Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil Publicado em 23/06/2026 – 13:45

00:00