Governo de SP vai oferecer atendimento em Libras nos serviços estaduais

18/10/2023 18h00

Programa São Paulo São Libras permite que servidores públicos acionem intérpretes por videochamada para atendimento a pessoas surdas

Qua, 18/10/2023 – 12h54 | Do Portal do Governo



Governo de SP vai oferecer atendimento em Libras nos serviços estaduais

O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (19) uma iniciativa inédita para oferecer atendimento em Libras a pessoas surdas em órgãos estaduais que oferecem serviços presenciais ao público. Anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas, o programa São Paulo São Libras vai permitir que servidores acionem intérpretes de Libras por meio de videochamada para facilitar a comunicação com pessoas com deficiência auditiva.

“É mais um importante passo na direção da inclusão para romper barreiras de comunicação e possibilitar o acesso a serviços públicos. Às vezes, são coisas simples, mas que representam um obstáculo intransponível para pessoas com deficiência auditiva. Agora, com o programa São Paulo São Libras, começamos pelas delegacias de polícia, mas é algo que vai ganhar corpo”, afirmou Tarcísio em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

A iniciativa coordenada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência vai implementar a Central de Interpretação de Libras em todos os órgãos públicos estaduais para viabilizar, na Língua Brasileira de Sinais, atendimentos inclusivos às mais de 469 mil pessoas com deficiência auditiva que vivem nos 645 municípios paulistas.

Inicialmente, a central será implementada em todas as delegacias, com apoio da Secretaria da Segurança Pública. Gradualmente, o sistema será expandido para todos os demais serviços públicos estaduais.

“Este é um marco revolucionário para a inclusão de pessoas surdas, uma quebra de paradigmas em prol da acessibilidade e uma resposta ao desafio de tornar a comunicação mais eficiente e inclusiva nos serviços estaduais. Qualquer pessoa surda poderá ser atendida por um intérprete de Libras mesmo quando o atendente não dominar a língua de sinais”, disse o secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

A Central de Interpretação de Libras será implementada em parceria com a organização da sociedade civil AME-SP (www.ame-sp.org.br). Trata-se de um serviço de tradução simultânea que, com o auxílio de um intérprete de Libras por meio de videochamada, permite a comunicação inclusiva entre pessoas surdas e servidores de órgãos estaduais que fazem atendimento direto ao público, como hospitais e delegacias.

Na prática, o atendimento nos serviços estaduais poderá acessar a plataforma online a qualquer momento e solicitar a assistência por vídeo de um intérprete de Libras. O intérprete fará a comunicação com as pessoas surdas em tempo real e informará ao atendente o que está sendo conversado.

Todos os servidores estaduais serão treinados pela AME-SP para acessar o sistema e solicitar a tradução de um intérprete. A central vai funcionar em tempo integral com uma equipe de aproximadamente cem intérpretes de Libras habilitados e com experiência na interpretação simultânea da Libras para o português, e vice-versa.

Nova modalidade de renegociação de dívidas de MEI começa nesta quinta

01/10/2026   17h01 Prazo de adesão ao Desenrola MEI foi prorrogado para 29 de janeiro Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil Publicado em 01/10/2026 –

Adamantina conquista 1º lugar em Língua Portuguesa e 3º lugar em Gestão no II Seminário Regional de Boas Práticas

01/10/2026   16h46 Prática desenvolvida na EMEF Navarro de Andrade, pela professora Maria Angélica, avança para a etapa do Polo 9 Adamantina foi destaque no II

Projeto de R$ 4,9 milhões da COOPERADAM é admitido pelo Ministério do Meio Ambiente

01/10/2026   16h34 Proposta prevê aquisição de veículos e equipamentos, ampliação da coleta seletiva, pontos de entrega voluntária e ações de educação ambiental em Adamantina A

00:00